Navegar

31 de agosto de 2017, 16:19h

Universitários fazem prova da 1ª fase da OBM nesta sexta-feira

Acontece nesta sexta-feira (1º/9) a prova da primeira fase da OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) para os estudantes do nível universitário. Mais de 920 graduandos de todo o país participarão desta etapa da disputa.

Organizada em 1979 pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBM surgiu como o objetivo de estimular o estudo da Matemática pelos alunos, desenvolver e aperfeiçoar a capacitação dos professores, influenciar a melhoria do ensino da disciplina e, por fim, descobrir novos talentos. O nível universitário foi criado em 2001.

Em 2017, a OBM se integrou à OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e sofreu mudanças. No caso do nível universitário, ela se manteve composta por duas fases, mas com inscrição individual por parte dos estudantes. Anteriormente, essa tarefa ficava a cargo dos coordenadores universitários.

A prova da primeira fase será aplicada nesta sexta-feira pelos 104 coordenadores universitários de instituições de ensino superior em todas as regiões do Brasil. A nota de corte e os classificados para a próxima fase serão anunciados em 27 de setembro. Os aprovados farão as provas da segunda fase em 21 e 22 de outubro.

Os vencedores da OBM serão conhecidos em 20 de dezembro. A quantidade de medalhas de ouro, prata e bronze oferecidas atenderá, aproximadamente, a proporção 1: 2: 3, em cada nível, respeitando as melhores pontuações finais em ordem decrescente. O número de menções honrosas também será definido segundo o critério da banca avaliadora.

 A cerimônia de premiação será realizada durante a Semana Olímpica, que deverá acontecer no início de 2018.