Navegar

19 de abril de 2017, 19:02h

Semana Olímpica volta ao IMPA

 

Quarenta jovens craques em Matemática estiveram ao IMPA, quarta-feira (19), para a segunda Semana Olímpica do ano. O treinamento ajuda a selecionar as equipes do Brasil que participam de competições internacionais, entre as quais a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2017), em julho, no Rio de Janeiro. 

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, conversou com o grupo e celebrou a presença da equipe que representou o Brasil pela primeira vez na Olimpíada Europeia de Matemática para Meninas (EGMO), este mês, na Suíça. Jamile Falcão Rebouças, Juliana Carvalho de Souza e Mariana Bigolin Groff conquistaram duas medalhas de bronze e uma menção honrosa.

“É um resultado inédito e significativo para uma primeira participação feminina em competições de renome”, disse Marcelo.

O bate-papo foi rápido, e os adolescentes começaram a se debruçar sobre listas de exercícios. Veterano da Semana Olímpica e membro da equipe que disputou a IMO 2016, João César Vargas disse que não vê com ansiedade o fato de “jogar em casa” durante a IMO, no Rio, este ano.

“Essa suposta pressão geralmente se reverte em apoio. Somos muito capacitados, mas competições como a IMO premiam também quem pensa nas resoluções de forma diferente da usual”, afirmou João César.