Navegar

31 de janeiro de 2018, 15:09h

Seleção feminina escalada para a European Girls' Mathematical

A Comissão Nacional de Olimpíadas de Matemática da SBM anunciou na terça-feira (30) as quatro jovens selecionadas para representar o Brasil na 7ª edição da European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO, Olimpíada Europeia de Matemática para Garotas, em tradução livre), que será realizada de 9 a 15 de abril, em Florença (Itália).

A escolha das competidoras brasileiras aconteceu durante a 21ª Semana Olímpica, disputada na semana passada (entre 22 a 27 de janeiro), em Maceió (AL). O time brasileiro terá Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, de Fortaleza (CE); Mariana Quirino de Oliveira, de Brasília (DF); Débora Tami Yamato, de São Paulo (SP); e Mariana Bigolin Groff, de Frederico Westphalen (RS), todas premiadas na 39ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM 2017).

Leia também: Brasil é promovido à elite da matemática mundial
IMPA divulga dossiê de acesso do Brasil à elite da matemática
Brasil ganha oito medalhas na Iberoamericana Universitária

A equipe será liderada por Ana Karoline Borges Carneiro e vice-liderada por Luíze Mello D’ Urso Vianna, ambas do Rio de Janeiro (RJ).

Esta será a segunda participação de um grupo do Brasil na competição. Em 2017, as brasileiras conquistaram duas medalhas de bronze — Jamile Falcão Rebouças e Mariana BigolinGroff—  e uma menção honrosa — Júlia Perdigão Saltiel. O  Brasil ficou na segunda melhor colocação da América Latina no ranking de equipes da EGMO e na 26ª posição no quadro geral.

Leia também: Folha: Poincaré e Oscar 2º, o rei que amava a matemática
Com matemática jovem, Brasil chega à elite da pesquisa
Brasil produz 2,4% de toda pesquisa matemática mundial