Navegar

25 de janeiro de 2019, 14:57h

Rádio MEC faz reportagem sobre Live Coding no IMPA

Vitor Guerra Rolla

Vitor Guerra Rolla é pesquisador do Visgraf

Reprodução da reportagem de Camila Porto para a Rádio MEC

Como uma maneira de desenvolver a cultura de programar música em computadores, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) oferece o workshop de Programação de Áudio em Chuck, uma forma criativa de unir os conhecimentos e técnicas da ciência da computação com a arte. A linguagem tem sido usada por programadores de diversos lugares do mundo para fazer música ao vivo por meio da técnica de Live Coding.

Leia também: Cursos de verão no IMPA reúnem 400 estudantes de 11 países
Anápolis recebe medalhistas da OBM para Semana Olímpica
Pesquisadora do IMPA é destaque na Quanta Magazine

Em entrevista ao Arte Clube, o pós-doutor e pesquisador do Laboratório de Computação Gráfica do IMPA, Vitor Guerra Rolla, explica como funciona a Linguagem de Programação em Chuck.

Ouça no player abaixo: 


Vitor acrescentou que é possível fazer toda a música usando o computador. Ele afirmou que é importante que o programador tenha uma boa noção musical.

O workshop no IMPA vai até o dia 29 de janeiro e o tema continua a ser explorado na Conferência Internacional de Live Coding Music, com a presença de palestrantes de todo o mundo, especialistas no assunto. Para se inscrever no workshop e saber mais detalhes sobre a conferência, acesse o site do IMPA.

Leia também: 23 dos 76 aprovados na Unicamp têm medalhas da OBMEP e OBM
A Medalha Fields de 2018, por Simon Donaldson