Navegar

31 de janeiro de 2019, 14:09h

PICME abre inscrições para medalhistas de OBMEP e OBM

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME). Quem inicia a graduação no primeiro semestre pode se inscrever até 26 de fev ereiro. Aqueles que começam o curso no segundo semestre podem se candidatar até 4 de abril no site.
O programa coordenado pelo IMPA tem como objetivo propiciar aos estudantes universitários uma sólida formação matemática. Com atividades presenciais, oferece aos candidatos bolsas de Iniciação Científica de R$ 400.

Leia também: Jacob Palis conquista o Spirit of Abdus Salam Award 2019
Lewis Carroll e a matemática do País das Maravilhas
A herança matemática da Universidade de Göttingen

A participação no processo seletivo do PICME é válida apenas para estudantes que tenham sido medalhistas em edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ou da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). É essencial que estejam matriculados em algum curso de graduação.
O PICME seleciona, anualmente, cerca de 300 novos participantes em todo o Brasil. As vagas são oferecidas por programas de pós-graduação em Matemática ou Matemática Aplicada. Não é necessário que o candidato seja aluno de uma instituição participante. Ele pode se candidatar a qualquer uma delas. Conheça os polos disponíveis aqui.
As atividades do PICME começam em agosto para os participantes que estejam cursando pelo menos o 2º período do ensino superior. Candidatos que estudam Matemática e que obtiveram ao menos quatro medalhas poderão ter a entrada antecipada para março. Portanto, é importante fazer a pré-inscrição o mais rapidamente possível.
Caso o estudante ingresse na universidade no segundo semestre, também deverá fazer a pré-inscrição agora, embora só deva ser chamado ao PICME no início do ano seguinte.
Para mais informações sobre o programa, acesse o site. Dúvidas podem ser encaminhadas para o seguinte e-mail: picme@obmep.org.br

Calendário de inscrições

Primeira Entrada – Início em março de 2019
Período de inscrição para candidatos com quatro medalhas ou mais ou admitidos no curso de Matemática ou entrada no ensino superior anterior a 2019: 30/01 a 26/02
Resultado: março de 2019

Segunda Entrada – Início em agosto de 2019
Período de inscrição para os demais candidatos: 30/01 a 04/04
Resultado: julho de 2019

Leia também: Equipe feminina escalada para a disputa de olimpíada na Ucrânia
Pesquisadora do IMPA é destaque na Quanta Magazine
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada