Navegar

25 de janeiro de 2019, 11:43h

Pesquisadora do IMPA é destaque na Quanta Magazine

Carolina Araujo, pesquisadora do IMPA

Carolina é da área de Geometria Algébrica Foto: Lianne Milton/Quanta Magazine

Pesquisadora titular do IMPA, Carolina Araujo entrou 2019 com a agenda cheia. Iniciou um período sabático no Mathematical Sciences Research Institute (MSRI), em Berkeley, nos Estados Unidos; assumiu a vice-presidência do Comitê para Mulheres em Matemática da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês); e está organizando o primeiro Encontro Nacional de Mulheres Matemáticas, a ser realizado em julho, diz a reportagem da Quanta Magazine.

Publicação on-line da prestigiosa Simons Foundation, instituição americana que financia a pesquisa em matemática e ciências básicas, a Quanta traz longa reportagem sobre a pesquisadora da área de Geometria Algébrica.

Leia também: Cursos de verão no IMPA reúnem 400 estudantes de 11 países
Anápolis recebe medalhistas da OBM para Semana Olímpica
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada

Assinado pela jornalista Siobhan Roberts – que veio ao Rio em agosto, cobrir o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla em inglês) – o texto detalha as atividades mais recentes de Carolina e a trajetória da matemática carioca, que fez PhD na Universidade Princeton e, logo depois, ingressou no IMPA, onde se tornou pesquisadora titular em 2006.

Na entrevista, Carolina fala, especialmente, sobre a disparidade de gênero na matemática e conta sobre a experiência de participar da organização do Encontro Mundial para Mulheres em Matemática (WM)², evento-satélite do ICM 2018, promovido pelo Comitê da IMU.

Clique aqui para ler a reportagem na íntegra. Abaixo, o vídeo feito no IMPA pela equipe da Quanta Magazine.

Leia também: 23 dos 76 aprovados na Unicamp têm medalhas da OBMEP e OBM
A Medalha Fields de 2018, por Simon Donaldson