Navegar

26 de julho de 2017, 11:30h

Palestra de Artur Avila celebra memória de Welington de Melo

O matemático Welington de Melo será homenageado no 31º Colóquio Brasileiro de Matemática (CBM). Considerada a maior reunião da comunidade matemática brasileira, o evento será realizado na sede do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), no Rio de Janeiro, de 31 de julho a 4 de agosto.

Em 2017, o Colóquio comemora 60 anos e são esperadas cerca de 800 pessoas, entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros de renome internacional, além de alunos de graduação e pós-graduação de todo o país.

A homenagem a Melo acontecerá no dia 1º de agosto, às 15h, em palestra do Medalha Fields Artur Avila, no auditório Ricardo Mañé.

Matemático velejador

 Muito querido por diferentes gerações de matemáticos, Welington era conhecido e respeitado por seu rigor acadêmico e produtividade científica. Atuava no IMPA desde 1970 e foi orientador de Artur Avila.

Além da Matemática, tinha como paixões o mar e a vela. Era membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1991. Recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico nos graus Comendador e Grã-Cruz e o Prêmio TWAS (Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento). Ele seria depois membro da TWAS.

Welington morreu aos 70 anos, pouco depois da celebração de seu aniversário na conferência internacional sobre “Novas Tendências em Dinâmicas Unidimensionais”, realizada pelo IMPA, que teve entre os participantes o norte-americano e também medalhista Fields (1966) Steve Smale.