Navegar

4 de agosto de 2018, 10:55h

Orientador de vencedor da Fields comemora medalha

Primeiro palestrante deste sábado no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), o professor italiano Luigi Ambrosio tinha um motivo especial para comemorar. Ele foi o orientador, na Escola Normal Superior de Pisa, de Alessio Figalli, um dos quatro vencedores da Medalha Fields, a mais alta premiação da Matemática, anunciada na abertura do encontro.

“A comunidade italiana recebeu com grande satisfação, esperamos esse prêmio por 45 anos. Enrico Bombieri era o único italiano a receber a Fields, em 1974. Foi um reconhecimento da qualidade da pesquisa e da educação na Itália e da forte tradição das escolas matemáticas italianas”, afirmou o professor depois da palestra.

Leia também: Sun-Yung Alice Chang recebe prêmio Emmy Noether
TV curda mostra o orgulho da família de Caucher Birkar 
Até nos grandes mistérios da arte, a Matemática pode ajudar

Ambrosio elogiou o aluno Alessio não apenas por suas qualidades como matemático, mas também por seu temperamento amistoso. E brincou: “Alessio é muito fotogênico!”

O pesquisador disse que até hoje, três dias depois do anúncio dos vencedores da Fields, a imprensa italiana continua a publicar muitas reportagens e artigos sobre Alessio e a Matemática no país. “Alessio não é apenas um excelente matemático, como tem uma ótima personalidade. Acho que é um importante ingrediente para seu sucesso. Às vezes os matemáticos são muito competitivos, mas Alessio  encara as coisas de uma maneira leve, com naturalidade”, elogiou.

Embora seja difícil prever os vencedores da Fields, Ambrosio disse que há “quatro ou cinco anos” percebeu, pela evolução da pesquisa de Alessio, que o aluno poderia ser escolhido. “Nunca podemos ter certeza, mas há alguns anos percebemos, ele mesmo percebeu, que poderia chegar lá. E chegou”, afirmou Ambrosio.

O professor fez a palestra “Cálculo, fluxo de calor e limites da dimensão da curvatura em espaços de medida métrica”. O orientador de Alessio Figalli foi aluno do famoso professor Ennio De Giorgi. “Foi o maior matemático italiano do século 20. O legado de De Giorgi foi muito importante para mim e continua a ser para meus alunos”, afirmou o pesquisador.