Navegar

16 de abril de 2018, 16:52h

OBMEP poderá incluir mais duas séries, afirma ministro

 

O ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, anunciou, em visita ao Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) nesta segunda-feira (16), o início de estudos para a extensão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Pública (OBMEP) a alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

O IMPA já realiza um programa-piloto da olimpíada com estudantes das duas séries, revelou no encontro o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. Promovida desde 2005, a OBMEP abrange estudantes do 6° ao 9º anos do Fundamental e das três séries do Ensino Médio. Viana disse ao ministro haver na instituição “o sonho” de levar a olimpíada matemática para o primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

Leia também: Brasil conquista 4 medalhas em olimpíada na Itália 
Pesquisadora do IMPA escreve sobre matemática e gênero
Aos 32 anos, professor de matemática estreia na NBA

A possibilidade de aumentar ainda mais o alcance da OBMEP, que nesta 14ª edição acaba de inscrever 18,2 milhões de alunos, entusiasmou o ministro. A olimpíada de Matemática é a maior e mais importante competição científica brasileira.

 

“Talvez já incorporemos [a proposta] para 2019. Vamos colocar na mesa para discutir. Temos uma boa agenda de trabalho para os próximos dias”, comentou Soares da Silva, que, acompanhado do diretor-geral e do diretor-adjunto, Claudio Landim, percorreu a sede do IMPA, no Horto (zona sul do Rio de Janeiro), e ainda conheceu o terreno onde será construído o novo campus da instituição.

Ao final da visita, o ministro escreveu um texto entusiasmado no Livro de Ouro do IMPA. Para Soares da Silva, o Instituto de Matemática Pura e Aplicada é um “orgulho brasileiro”.

“Conhecer a sede do IMPA, instituição de pesquisa que é referência para o Brasil e para o mundo, orgulho brasileiro que encanta e inspira milhões de brasileiros, nos quais me incluo. A presença desta instituição na educação básica levará ao Brasil o que há de melhor em educação matemática. Orgulho!”, redigiu o ministro da Educação.

O diretor-geral convidou o ministro a participar, em 1º de agosto, da solenidade de abertura do ICM 2018 (Congresso Internacional de Matemáticos), no centro de convenções Riocentro, zona oeste do Rio de Janeiro.

Rossieli Soares da Silva esteve no IMPA acompanhado por assessores e pelo diretor da TV Escola, Fernando Veloso. Além de Viana e Landim, recepcionou o ministro um grupo de gerentes, pesquisadores e funcionários da instituição.

Leia também: Marcelo Viana participa do programa Hora do Enem
Kurt Gödel: o matemático comparado a Aristóteles
Para Einstein, o princípio da física reside na matemática