Navegar

21 de setembro de 2018, 17:51h

No Educação 360º, workshop do Livro Aberto de Matemática

Grandes debates, aulas ministradas por profissionais de renome internacional, workshops. Eis a tônica da programação do Educação 360º, evento no Rio que vai discutir o tema sob pontos de vista diversos e revelar iniciativas transformadoras na área, na próxima semana (24 e 25), no Museu do Amanhã e no MAR. Não é à toa que o Livro Aberto de Matemática, projeto do IMPA apoiado pela Fundação Itaú Social, faz parte das atividades do encontro.

Se você leciona Matemática na Educação Básica, faz licenciatura na área ou trabalha com formação de professor pode se inscrever para o workshop “Geometria Espacial: explorando representações 2D de objetos 3D via materiais concretos e digitais”.

Leia também: Projeto do IMPA propõe livro didático aberto e colaborativo
O triste fim do matemático Maurice Audin
IMPA abre concurso para contratar pesquisador

Todo o material apresentado durante o workshop faz parte do Livro Aberto de Matemática, que está na contramão de um livro único, acabado, fechado. Como já diz o nome, é uma obra aberta, criada a partir de contextos diversificados e de forma colaborativa, baseada em trabalhos de pesquisas das áreas de Ensino e Educação Matemática e na experiência dos professores que estão diariamente nas salas de aula da Educação Básica.

A ideia do workshop é mostrar como essas representações 2D de objetos 3D fornecem modelos matemáticos que auxiliam na compreensão de como vemos, comunicamos e interagimos com o mundo. Durante a oficina, o professor participa ativamente da construção dos conceitos por meio de experimentos com luz e sombras e experimentos digitais com o GeoGebra 3D.

Também na programação do Educação 360º, que vai discutir o tema sob um viés multidisciplinar, debates como “Promessas da Educação (Banco Mundial), com o economista David Evans e o sociólogo Cesar Callegari”, e “Barefoot College: uma escola para ‘pés descalços’, com o ativista social e educador Sanjit ‘Bunker’ Roy e Ricardo Henriques. Entre os palestrantes do evento, a artista plástica Beatriz Milhares, o médico Robert Lent e o cineasta Cao Hamburger. Confira toda a programação em goo.gl/6qqXJf

Leia também: Condorcet e Borda: matemática dos métodos de votação
Chamada para divulgação científica inclui matemáticas
OBMEP lança quebra-cabeças para alunos de 9 a 11 anos