Navegar

28 de junho de 2018, 13:08h

Mídia destaca parceria do IMPA em Olimpíada de Nova Iguaçu

O município de Nova Iguaçu, no Estado do Rio de Janeiro, é o primeiro do Brasil a ter uma Olimpíada de Matemática para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A iniciativa, parceria da Prefeitura com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), foi lançada na segunda-feira (25) e repercutiu na imprensa.

O jornal diário “Extra” enalteceu a criação da Olimpíada Municipal de Nova Iguaçu (OMANI), destacando o objetivo da competição de estimular o ensino da disciplina nos primeiros anos da escola e a possibilidade de a olimpíada vir a ser adotada por outros municípios brasileiros.

Leia também: Em Coruripe (AL), projeto melhora desempenho na OBMEP
O ‘milagre’ do uso de algoritmos matemáticos sofisticados
IMPA e IMS firmam parceria com foco em acervo fotográfico

O jornal “O Dia” também informou sobre as ações da Prefeitura, citando o Matemática na Praça, projeto coordenado pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig). O projeto é dirigido às crianças, que aprendem Matemática por meio de jogos e brincadeiras.
Duas emissoras de TV fizeram reportagens sobre a nova olimpíada. O programa SBT Rio mostrou a alegria das crianças em participar do projeto-piloto, que atenderá a 118 escolas de Nova Iguaçu, cidade com cerca de 800 mil habitantes.

No programa Balanço Geral, da TV Record, o exemplo de Luiz Miguel do Nascimento norteou a reportagem. Ele é um dos 16 mil alunos do município que, em 30 de agosto, participarão pela primeira vez de uma olimpíada de matemática.

Filho de pedreiro, o garoto aprendeu a gostar dos números ao ver o pai fazendo os cálculos para as obras. “Ele já fez uma casa sozinho”, enalteceu Luiz Miguel.

Olimpíada Municipal de Nova Iguaçu (OMANI)
O evento é resultado do termo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e o IMPA. A Olimpíada Municipal de Nova Iguaçu (OMANI) é um projeto-piloto que deverá ser espalhado pelo Brasil.
O IMPA será responsável pela parte acadêmica da OMANI, enquanto as questões operacionais são de responsabilidade da administração municipal.

Leia também: Prêmio IMPA-SBM de Jornalismo reúne 72 trabalhos
Mega-Sena ilustra os mistérios do acaso
Analogias podem abrir caminho para descobertas científicas