Navegar

11 de janeiro de 2019, 21:00h

Medalha Fields Michael Atiyah morre aos 89 anos

Michael Atiyah

Atiyah na palestra que ele proferiu no ICM 2018, no Rio. Foto: Pablo Costa/ICM2018

O matemático britânico Michael Atiyah, medalha Fields de 1966 e Prêmio Abel de 2004, morreu nesta sexta-feira (11), aos 89 anos. Considerado um dos mais renomados especialistas nas áreas de topologia, geometria e análise, fez contribuições excepcionais para a construção de novas pontes entre matemática e física teórica, o pesquisador, de origem libanesa, foi professor da University of Oxford e Institute for Advanced Study de Princeton.

Em agosto último, no Rio, Atiyah foi decano do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), onde proferiu a palestra “O futuro da Física Matemática: novas ideias em garrafas velhas”.

Leia também: Na Medicina, Alan de Pinho encontrou a Matemática
Calendários regulam a vida da humanidade há milênios
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada

Cavaleiro e membro da real Ordem do Mérito, presidente (1990-1995) da Royal Society of London, a mais antiga sociedade científica do mundo, Sir Atiyah conquistou a medalha Fields, o mais renomado prêmio da área, aos 37 anos, pela contribuição que deu à topologia algébrica.

“Além de seu extraordinário talento, Michael Atiyah tinha uma rara capacidade para cruzar as fronteiras da Matemática, sobretudo na direção da Física, levando e trazendo profundas intuições. Para nós fica a lembrança de sua palestra Abel no ICM 2018, talvez o último grande evento em que participou”, declarou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Entre as grandes contribuições que deu à ciência, Atiyah, junto com o matemático alemão Friedrich Hirzebruch (1927-2012), estabeleceu as fundações para a teoria-K topológica, ferramenta central em topologia algébrica, que permeia muitos outros campos da matemática. E com o matemático americano Isadore Singer, provou, em 1963, o Teorema do Índice de Atiyah-Singer, que possui vasta possibilidade de aplicações em matemática, assim como em fisica teórica.

Leia também: Artesanato se antecipou à descoberta de poliedro
Curso de Verão 2019 reúne diversos sotaques no IMPA
IMPA abre vaga para Analista Administrativo