Navegar

6 de Fevereiro de 2018, 14:32h

Medalha Fields Alan Baker morre aos 78 anos

Foto: Heidelberg Laureate Forum/Reprodução

O matemático britânico e Medalha Fields Alan Baker morreu no domingo (4), aos 78 anos. Ele sofreu um acidente vascular cerebral. Um dos mais eminentes teóricos dos números do mundo, era professor emérito de Matemática Pura no Trinity College, em Cambridge.

Baker graduou-se com honras em Matemática no University College London em 1961 e concluiu a pós-graduação no Trinity College em 1965, sob orientação do matemático Harold Davenport. Antes mesmo de defender a tese de doutorado (Some Aspects of Diophantine Approximation), seu trabalho ganhou destaque após a publicação de oito artigos sobre o tema. No mesmo ano, tornou-se membro do Trinity College.

Leia também: PROFMAT fornece treinamento aprofundado para professores
Maior competição escolar do mundo foi criada pelo IMPA
Como a SBM contribuiu para o desenvolvimento da matemática

O matemático foi pesquisador em Cambridge de 1964 a 1968, passando a diretor de Estudos em Matemática (1968-1974), até tornar-se professor de Matemática Pura (1974-2006). Era professor emérito da instituição desde então.

Baker recebeu a Medalha Fields no Congresso Internacional de Matemáticos de 1970, em Nice (França). Foi premiado por sua atuação em Teoria dos Números, especialmente nas áreas de transcendência e geometria de Diophantine. O trabalho desenvolvido pelo matemático britânico é relacionado ao sétimo problema de Hilbert, que trata do teorema de Gelfond-Schneider.

De sua trajetória profissional constam passagens expressivas como pesquisador-visitante em instituições de renome, como as universidades de Princeton (1970), Stanford (1974), Hong Kong (1988), ETH Zurich (1989) e MSRI Berkeley (1993). 

Eleito membro da Sociedade Real de Londres (1973), Baker recebeu diversas honrarias, como o Adams Prize (1972), o doutorado honorário da Universidade Louis Pasteur Strasbourg (1998) e o título de membro honorário do University College London (1979). Era, ainda, membro estrangeiro da Indian Academy of Science (1980) e da Academia Nacional das Ciências da Índia (1993), integrante da Academia Europeia (1998) e membro honorário da Academia Húngara das Ciências (2001).

Além da Matemática, Baker apreciava viagens, fotografia e teatro. Para o matemático britânico e também Medalha Fields Timothy Gowers, os resultados das descobertas do colega podem ser consideradas “um marco da Matemática do século 20”.

Leia também: IMPA inaugurou pós-graduação em matemática no Brasil
Inscrições para a Bolsa TIM-OBMEP já estão abertas
Prêmio Gutierrez de melhor tese em Matemática abre inscrições