Navegar

17 de maio de 2017, 16:03h

Matemática do Amanhã

 

Na Matemática Pura e Abstrata muitas vezes descobertas levam anos – quando não décadas – para encontrar sua aplicação. O prêmio Krieger-Nelson, dado recentemente à matemática britânica Stephanie van Willigenburg, é prova disso.

Considerada uma das criadoras das Funções quase simétricas de Schur*, Stephanie foi laureada por sua excepcional contribuição à pesquisa na área. De forma resumida, uma função é uma relação matemática estabelecida entre duas variáveis, uma que entra e outra que sai dessa função. Um exemplo lúdico pode ser uma máquina de suco que transforma uma fruta qualquer (o que entra) em suco de fruta (o que sai).

O fato incomum do trabalho desses matemáticos é que essa função quase simétrica é tão pioneira que não se sabe quais problemas matemáticos podem ser resolvidos com ela. Mas Stephanie desconversa. “Quando você trabalha em matemática teórica, obter algum tipo de impacto pode levar décadas para aparecer, quiçá gerações”, disse à publicação oficial da Universidade da Columbia Britânica, a UBC, no Canadá.

Para a cientista, essa função deve ter aplicações principalmente na Física Quântica, mas enquanto isso não vem, Stephanie fica feliz de se ver como um exemplo para as jovens pesquisadoras da área.

*Para saber mais

Quasisymmetric schur functions

An introduction to quasisymmetric Schur functions