Navegar

7 de março de 2018, 14:43h

Marcelo Viana recebe Ordem Nacional do Mérito Educativo

 

O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, recebe na tarde desta quarta-feira (7), no Palácio do Planalto, em Brasília, a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo. A honraria é concedida a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham contribuído de “maneira excepcional” para o desenvolvimento da Educação. A condecoração será entregue em cerimônia com a participação do presidente da República, Michel Temer, e do ministro da Educação, José Mendonça Filho. 

Leia também:  Brasil forma poucos doutores em tecnologias de ponta
Quatro cores bastam para colorir qualquer mapa
Projeto do IMPA propõe livro didático aberto e colaborativo

Além de Viana, admitido na Ordem Nacional do Mérito Educativo no grau de Comendador, serão agraciados o deputado federal Alex Canziani (PTB-PR), autor do projeto de lei que instituiu o Biênio da Matemática 2017-2018; a biomédica e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Helena Nader, que presidiu a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) até julho de 2017; o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, entre outras personalidades.

Criada em 1955 e modificada em 2003, a condecoração é proposta pelo ministro da Educação. Fazem parte do processo de escolha o próprio ministro e seu chefe de gabinete; o titular da Secretaria-Executiva e os presidentes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Educação (CNE). As medalhas entregues possuem cinco graus: grã-cruz, grande oficial, comendador, oficial e cavaleiro.

A Ordem Nacional do Mérito Educativo é mais um reconhecimento do trabalho de Viana na área. No passado, ele foi um dos agraciados com o Prêmio Anísio Teixeira de Educação Básica, da Capes, por ter contribuído de modo relevante para o desenvolvimento da pesquisa e formação de recursos humanos no país. Na ocasião, destacou a relevância do PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), primeiro programa de pós-graduação de âmbito nacional para a formação do professor da escola básica, que ele criou em 2010, em parceria com Hilário Alencar, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Graduado em Matemática pela Universidade do Porto (1984) e doutorado em Sistemas Dinâmicos pelo IMPA (1990), Viana foi vice-presidente da União Internacional de Matemática, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e membro do Conselho Deliberativo do CNPq. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e detentor de muitas outras distinções acadêmicas, entre as quais, o Prêmio Louis D., do Institut de France, uma das mais importantes comendas científicas do mundo, recebido em 2016.

Em 2016, Viana recebeu o Prêmio Louis D., do Institut de France/Foto: Laurence de Terline

Na mesma cerimônia, às 16h30, Temer entrega a insígnia da Ordem Nacional do Mérito em memória à professora Heley de Abreu Silva Batista, morta ao salvar crianças em incêndio provocado na creche Gente Inocente no município de Janaúba (MG), no ano passado. O viúvo da professora, Luiz Carlos Batista, receberá a condecoração, que homenageia cidadãos que tenham prestado serviços relevantes à nação brasileira.

Leia também: 
IMPA realiza o workshop Graphs and Randomness
Estudo do IMPA e do Technion revela método que paralisa a luz