Navegar

19 de abril de 2018, 14:50h

Marcelo Viana é Professor Honoris Causa no Maranhão

O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, recebeu nesta quarta-feira (18) o título de Professor Honoris Causa do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema).

A homenagem ocorreu no auditório da Unidade Plena do Iema, no município maranhense de São José de Ribamar. Estiveram presentes professores de Matemática da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul) e do Centro Integrado do Rio Anil (Cintra), além da equipe escolar do Iema.

Leia também: OBMEP 2018 bate recorde de escolas participantes 
Pesquisadora do IMPA escreve sobre matemática e gênero
Aos 32 anos, professor de matemática estreia na NBA

Viana também foi palestrante no 3° Seminário de Estudos Avançados, com a temática “Os desafios e conquistas da Matemática brasileira”.

“Foi um grande prazer participar no Seminário de Estudos Avançados do Iema, uma jovem instituição que pode ser considerada uma das novidades mais interessantes do cenário atual da nossa educação”, disse o diretor-geral do IMPA.

O matemático discutiu como abordar a disciplina de forma prática e teórica na sala de aula, explanou sobre as conquistas da Matemática em 60 anos de história no Brasil e chamou a atenção sobre a ocupação do espaço da mulher nas ciências exatas.

Viana também destacou o Biênio da Matemática 2017-2018, cujos eventos e ações realizados no país têm colocado a Matemática, a ciência e a tecnologia no foco da comunicação, contribuindo para o crescimento do Brasil e o desenvolvimento humano. “Sem ciência e tecnologia o país não vai a lugar nenhum”, afirmou. 

Para o reitor do Iema, Jhonatan Almada, receber o matemático resultou em um maior interesse na área de exatas pelos corpos docente e discente.

“Os convidados interagiram com o pesquisador Marcelo Viana e fizeram perguntas pertinentes sobre o ensino da Matemática e os projetos que o IMPA desenvolve nesse caminho”, observou Almada.

Leia também: Marcelo Viana participa do programa Hora do Enem
Kurt Gödel: o matemático comparado a Aristóteles
Para Einstein, o princípio da física reside na matemática