Navegar

24 de outubro de 2017, 15:50h

Kassab defende pressão por mais verba para a Ciência

Na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília, o ministro Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) pediu que a sociedade pressione a equipe econômica do governo federal e o Congresso Nacional para aumentar o orçamento para a área em 2018. A SNCT vai até domingo (29) e este ano tem como tema “A Matemática está em tudo”. O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, participou do evento. O orçamento da área de Ciência teve drástico corte para o orçamento de 2018, e institutos e entidades têm se manifestado contra essa redução de recursos, que ameaça pesquisas em todo o país.

“É imensa a preocupação e há necessidade de apoio maciço da sociedade brasileira junto à equipe econômica e o Congresso Nacional para corrigir essa enorme distorção no apoio a políticas públicas na injeção de recursos na Ciência brasileira. O Brasil precisa dessa ajuda. A lei do teto impede a criação de novas receitas. Queremos a ajuda da sociedade no legítimo lobby e pressão sobre a equipe econômica para recuperar recursos tão necessários para pesquisa e desenvolvimento. Hoje não existe esta conscientização. No ano passado conseguimos e precisamos novamente contar com esse apoio”, disse Kassab.

Segundo Kassab, a mobilização contra os cortes é “fundamental”. “No ano passado, funcionou, a equipe econômica se sensibilizou. Este ano não pode ser diferente. É um alerta que tenho feito. A pesquisa e inovação e desenvolvimento precisam de apoio da sociedade. Cabe à sociedade mostrar para o Congresso Nacional e a equipe econômica que Ciência Tecnologia e Inovação são prioridades para o país”, afirmou.

Kassab citou o IMPA como exemplo de “instituição de referência” e disse que todas entidades das ciências, sem recursos públicos, terão enormes dificuldades.

Desde segunda-feira (23), institutos de todo o país participam de exposições com oficinas, palestras e atividades relacionadas à Matemática. No Parque de Exposições de Brasília, 120 estandes exibiam trabalhos. O IMPA tem um estande em local de destaque, em que apresenta desafios lógicos, jogos e brincadeiras.

SNTC no IMPA

A 14ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia acontecerá de 23 a 29 de outubro em todo o Brasil e terá como tema “A Matemática está em tudo”. A sede do IMPA também contará com uma programação intensa. De 25 a 27 de outubro, das 9h às 12h, o IMPA promoverá palestras com professores, oficinas variadas, além de exposição de objetos 3D e Cineclube. O público-alvo são crianças a partir de 12 anos.

Além das atividades em sua sede, o IMPA ainda terá estandes com atividades em Brasília (DF) e no Observatório Nacional, no Rio de Janeiro (RJ).