Navegar

23 de junho de 2017, 16:04h

Jacob Palis receberá prêmio Conrado Wessel em setembro

 

 

A entrega do 15º Prêmio Fundação Conrado Wessel de Ciência para o pesquisador emérito do IMPA, Jacob Palis, será em 20 de setembro, em São Paulo. A Fundação Conrado Wessel (FCW) anunciou o nome do matemático como vencedor em 28 de novembro de 2016. A escolha foi definida a partir de uma lista de centenas de personalidades brasileiras, indicadas por instituições de ensino, pesquisa e cultura de todo o Brasil, convidadas pela FCW.

O Prêmio Conrado Wessel existe desde 2002 e é considerado um dos mais importantes da Ciência brasileira. Jacob Palis dedicou sua carreira ao estudo de sistemas dinâmicos. O conjunto da obra do professor, produzida em quatro décadas de trabalho, determinou a vitória do pesquisador emérito do IMPA, que agora se une ao seleto grupo de laureados com o prestigiado prêmio, que inclui ganhadores como o físico José Goldemberg, o médico Jorge Kalil, o geógrafo Aziz Ab’Saber, entre outros grandes nomes da Ciência. Ao longo de sua trajetória profissional, Jacob Palis recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais por suas contribuições.

O julgamento contou com a participação de representantes da Fundação Conrado Wessel e de dez instituições parceiras, como a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia Brasileira de Letras (ABL), a Academia Nacional de Medicina (ANM), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), a Marinha do Brasil e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Ubaldo Conrado Wessel (1891-1994) foi um empresário argentino naturalizado brasileiro especializado no comércio de papel fotográfico. A Fundação de mesmo nome, criada pelo próprio em 1988, nasceu com a  finalidade de incentivar a Arte, a Ciência e a Cultura e apoiar com doações anuais seis entidades. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios nas categorias FCW de Arte, Ciência, Cultura e Medicina.