Navegar

20 de outubro de 2017, 12:09h

Jacob Palis recebe homenagem do MCTIC em Brasília

Foto: Paulo Amorim

O Pesquisador Emérito do IMPA Jacob Palis será homenageado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) na próxima segunda-feira (23), às 11h, durante a abertura da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2017) em Brasília (DF).

A SNCT, de 23 a 29 de outubro, acontecerá em todo o Brasil, inclusive no IMPA, e terá como tema “A matemática está em tudo”, como apoio à agenda positiva firmada pelo Biênio da Matemática 2017-2018.

Anualmente, a SNCT homenageia um profissional dedicado ao desenvolvimento científico do país. Em 2017, o matemático Jacob Palis foi o escolhido. Professor titular do IMPA desde 1968, Palis atua principalmente na área de sistemas dinâmicos. Foi diretor-geral do instituto de 1993 a 2003. Presidiu ainda a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (Twas) e a União Internacional de Matemática (IMU).

Participarão do evento o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTIC, Jailson de Andrade; e o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, além de autoridades ligadas ao MCTIC.

Palis receberá de Jailson de Andrade uma placa comemorativa pela contribuição à ciência no Brasil. O matemático ainda dará nome ao centro de convivência do Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, que receberá as atividades da SNCT 2017 em Brasília.