Navegar

12 de dezembro de 2018, 15:38h

Inscrições para a IX Bienal de Matemática já estão abertas

 
Se você é pesquisador, professor universitário ou da Educação Básica, estudante de Matemática ou de áreas afins já pode fazer a sua inscrição na IX Bienal de Matemática, a ser realizada de 25 a 28 de fevereiro de 2019, em Juazeiro do Norte, no Ceará.
 
Um dos mais importantes e tradicionais eventos da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), promovido, pela primeira vez, em 2002, em Belo Horizonte (MG), a Bienal tem o objetivo de despertar o interesse para a pesquisa e o ensino da disciplina e disseminar o conhecimento matemático em todo o país.
 
Leia também: IMPA abre vaga em Matemática Aplicada
Com a OBMEP, trimedalhista de Minas tornou-se autoconfiante
Modelo matemático explica padrão na pele de tubarões
 
Durante quatro dias, atuais e futuros profissionais da área discutirão os mais relevantes temas, em uma programação variada, com palestras, minicursos, pôsteres e mesas-redondas. Serão abordados, entre outros tópicos, a promoção da interação da matemática com outras áreas do conhecimento; o estímulo à formação de recursos humanos e a divulgação de novas tecnologias no ensino da Matemática.
 
Entre as palestrantes já confirmadas estão Tatiana Roque, professora do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), pesquisadora das relações entre História e o ensino da Matemática; e Cydara Ripoll, professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e especialista na área de Álgebra Comutativa e Teoria dos Números.
 
A programação final da Bienal será divulgada no dia 20 de dezembro. Antes disso, na próxima segunda-feira (17), a SBM anuncia o resultado dos pôsteres selecionados para o evento.
 
Segundo a SBM, as reuniões ocorridas a cada dois anos em uma cidade diferente do país têm um alcance de curto, médio e longo prazo e contribuem para a melhoria da qualidade da Educação Básica e dos cursos de graduação em Matemática. Além disso, auxiliam na definição de parâmetros de políticas para a graduação e para a pós-graduação na área.
 
A Bienal é realizada pela SBM juntamente com o Estado-sede da IX edição, o Ceará, por meio da Universidade Regional do Cariri (URCA), instituição pública estadual, Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Juazeiro do Norte.
 
Leia também: No Instagram, os múltiplos sentidos da Matemática
Sotheby’s faz leilão de relíquias da Matemática mundial
IMPA é bicampeão no Prêmio Jatobá de Comunicação