Navegar

28 de agosto de 2017, 13:14h

Inscrições abertas para exame de acesso ao PROFMAT

Graduados em todas as áreas, com diploma reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), interessados em aprimorar seus conhecimentos em Matemática têm até o dia 15 de setembro para se inscrever no Exame Nacional de Acesso ao PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) 2018.  Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com apoio do IMPA, o mestrado é gratuito, validado pelo MEC com nota máxima (5) e semipresencial. 

Nesta edição de 2018, serão ofertadas 1.775 vagas distribuídas em 74 campi em todas as regiões do país.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do programa. É necessário preencher o formulário eletrônico com dados pessoais e profissionais e pagar uma taxa de R$ 76. 

O exame consiste de 30 questões e será realizada dia 21 de outubro, simultaneamente, em todas as instituições associadas. São classificados os candidatos com as melhores notas totais, de acordo com o número de vagas disponíveis em cada campus, respeitados eventuais sistemas de cotas da instituição associada. O edital traz informações adicionais, como a lista de instituições associadas e o cronograma.

Reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o programa surgiu em atendimento à demanda para formação de professores de Matemática. A SBM, com o apoio do IMPA, elaborou e encaminhou uma proposta de curso, que foi baseada na experiência do IMPA no Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), ofertado em rede. O PROFMAT foi, então, criado em 2011 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e distribuiu, até o momento, 10.477 vagas.  

Os mais de 3 mil trabalhos de conclusão de curso podem ser encontrados na página do programa, onde também é possível acessar cerca de 400 videoaulas