Navegar

29 de maio de 2017, 13:43h

Iniciativa premia uso social da Matemática

 

Que tal usar conceitos da Matemática e das Ciências da Natureza para desenvolver melhorias na comunidade onde você vive? O convite, destinado a alunos do Ensino Médio de escolas públicas de todo o Brasil, tem como intuito estimular a aplicação de conhecimentos e mostrar como eles são fundamentais para a transformação de nossa realidade.

Quem topar o desafio pode se inscrever no Prêmio Respostas para o Amanhã, da Samsung, apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Professores e estudantes podem inscrever soluções até 14 de agosto no site www.respostasparaoamanha.com.br

Na edição do ano passado, o projeto vencedor foi elaborado por estudantes da Escola Técnica Estadual (ETEC) Engenheiro Agrônomo Narciso de Medeiros, em Iguape (SP). Eles desenvolveram uma alternativa de geração de renda para a comunidade indígena da aldeia Itapuã-Tupi Guarany, localizada no Vale do Ribeira, a partir do cultivo e da comercialização de palmitos.

Coordenadora técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), responsável pela coordenação do prêmio, Maria Amábile Mansutti destaca a prática pedagógica integradora do concurso, que promove o trabalho em grupo e visa valorizar a prática dos educadores, gerando benefícios para a região onde unidade escolar está inserida.

Os cinco vencedores nacionais receberão dois notebooks Samsung — um para o professor e outro para o diretor, além de tablets para cada aluno da sala, troféu e medalha.