Navegar

13 de fevereiro de 2019, 14:44h

IMPA renova convênio com Prefeitura de São João da Barra

Cláudio Andrade, Márcio Porfirio, Claudia Vasconcelos, Daniel Damasceno e Claudio Landim

Na tarde desta terça-feira (12), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) renovou por mais um ano o convênio de cooperação com a Secretaria de Educação do município de São João da Barra (RJ), na região Norte Fluminense.
A parceria prevê auxílio no ensino da Matemática, por meio do OBMEP na Escola, programa dirigido aos professores da disciplina nas escolas públicas e que busca estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da OBMEP, como provas e bancos de questões. 

Leia também: TV Brasil anuncia inscrições para a OBMEP 2019

Conferência do Visgraf é destaque na Rádio MEC

Rigor de Flexner levou medicina americana ao topo

Pelo IMPA, participaram da assinatura do convênio o diretor-adjunto e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim, e a chefe da Divisão de Programas de Extensão Acadêmica, Claudia Vasconcelos. Pela Prefeitura de São João da Barra, assinou o secretário de educação e cultura do município Daniel Pinheiro Caetano Damasceno, na presença do orientador educacional Cláudio Adão Moraes Andrade e do coordenador de Matemática, Márcio Vinicius de Souza Porfirio.
O objetivo do município de oferecer aos alunos a oportunidade de acesso a novas propostas educacionais foi cumprido com ótima adesão dos estudantes, despertando até mesmo nas famílias o interesse pelo projeto.
Os resultados também são motivadores. Foram seis menções honrosas na OBMEP 2018 e 18 medalhas na Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro (OMERJ), além da melhora no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Damasceno relata que o projeto caiu no gosto dos alunos e professores da cidade e que a chave para isso foi desmitificar a Matemática como bicho papão, transformando a participação no OBMEP na Escola em um sonho dos alunos e tornando a iniciativa em um modelo de ensino em cadeia.

Leia também: IMPA abre chamada pública de bolsas de pesquisa

Inscrições para a OBMEP 2019 começam nesta terça-feira (5)

IMPA abre vaga em Matemática Aplicada