Navegar

20 de junho de 2017, 12:15h

IMPA participa de homenagem a Jean-Christophe Yoccoz

 

Da esquerda para a direita: Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, Pierre-Louis Lions (Medalha Fields 1994), Gilles Yoccoz (irmão), Serge Yoccoz (irmão) e Max Yoccoz (sobrinho)

Pesquisadores do IMPA participaram de uma conferência em Paris em homenagem ao matemático francês, ganhador da Medalha Fiels e pesquisador honorário do IMPA, Jean-Christophe Yoccoz, que morreu precocemente em setembro do ano passado. Artur Avila, Carlos Gustavo Moreira, Enrique Pujals, Jacob Palis e o diretor-geral, Marcelo Viana participaram do evento no Collège de France, que reuniu 300 participantes, de 28 de maio a 1º de junho.

Até ex-alunos do IMPA participaram, como o matemático brasileiro Carlos Matheus, radicado na França e que fez doutorado no Rio e pós-doutorado com o próprio Yoccoz na França.  Atualmente Carlos continua seus laços com sua terra natal, através de pesquisa com Gustavo Moreira e Jacob

A conferência concentrou palestras sobre pesquisas recentes na área de Sistemas Dinâmicos e um dia inteiro dedicado à memória de Yoccoz e de seus trabalhos, com apresentações de colegas, amigos e alunos. Os seminários foram no anfiteatro Marguerite de Navarre, construído em homenagem à irmã do rei Francisco I da França, criador do Collège de France em 1530.

O evento foi prestigiado também por quatro vencedores da Medalha Fields: os franceses Alain Connes, Pierre-Louis Lions, o americano Curt McMullen, e o brasileiro Artur Avila.

Yoccoz  era especialista em sistemas dinâmicos e grande divulgador científico. Integrante de diversas organizações acadêmicas internacionais, entre as quais a Academia de Ciências da França e a Academia Brasileira de Ciências, visitou o Brasil pela primeira vez em 1981 quando fez parte de um programa de cooperação do governo da França que permitia a jovens substituir o serviço militar por estágios em instituições de pesquisa e ensino em outros países.  Depois, nunca mais deixou de ser um grande amigo do Brasil e da matemática nacional.

Ao falar de sua relação com a Matemática, disse uma vez: “o prazer que tenho em fazer a Matemática é semelhante ao que sente um artista ao criar uma obra”.

Palestras dos brasileiros na conferência  À la mémoire de Jean-Christophe Yoccoz
Jean-Christophe Yoccoz et les surfaces plates – Carlos Matheus e Stefano Marmi