Navegar

10 de janeiro de 2019, 10:24h

IMPA lança calendário com fotos tiradas por funcionários

pôr do sol na praia

Registro de Paula Dugin, da Divisão de Eventos Científicos

No IMPA, 2019 há de ser um ano de registros memoráveis. Pelo menos nas fotografias contidas no calendário produzido pelo instituto. Todas as imagens são de autoria de funcionários, que responderam prontamente ao convite da diretoria para participar da produção da folhinha, indispensável mesmo nestes tempos digitais.

Diante de mais de uma centena de fotografias enviadas por profissionais de diversos setores do IMPA, difícil foi escolher quais delas ilustrariam os meses deste ano. A seleção foi feita às cegas, sem a identificação dos autores.  

Balões na Capadócia, na Turquia

A foto da Capadócia, na Turquia, é Pedro Faro, da Divisão de Atividades Científicas

Os funcionários enviaram seus registros preferidos, sem qualquer preocupação com tema. Ainda assim, é possível perceber uma pontinha de Matemática aqui e ali, como na esfera presente na foto de Paula Dugin, da Divisão de Eventos Científicos (DEC), tirada em um pôr do sol na praia da Barra da Tijuca, no Rio; e na simetria das nervuras do bicho-folha, na foto que Juliana Bressan, do Núcleo de Atividades do Biênio da Matemática, fez em São João Nepomuceno (MG).

Além das 12 fotos dos funcionários do IMPA, tiradas em sete Estados e dois países, o calendário abre com o registro de um dos alunos de doutorado da instituição, Ezequiel Soto Sanchez.  Nele, o vai e vem das saias de um grupo de dançarinas da Cidade do México faz lembrar a sequência de Fibonacci e revela que a Matemática, não duvide, está em tudo.

bicho-folha

O bicho-folha, flagrado por Juliana Bressan, do Núcleo de Atividades do Biênio da Matemática, ilustra o mês de maio

Leia também: Na Medicina, Alan de Pinho encontrou a Matemática
Calendários regulam a vida da humanidade há milênios
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada