Navegar

28 de julho de 2017, 15:34h

IMPA homenageia o matemático Elon Lages Lima

Pesquisadores, colegas, amigos e parentes se reuniram nesta sexta-feira (28) no IMPA, durante o Programa de Aperfeiçoamento de Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM), para homenagear o escritor e professor Elon Lages Lima, que morreu em 7 de maio passado.

Figura essencial na história do IMPA e na disseminação do conhecimento matemático brasileiro, Elon criou o PAPMEM em 1990. O programa continua ativo e já beneficiou mais de 20 mil professores.

Leia mais: Morre no Rio o matemático Elon Lages Lima, ex-diretor do IMPA

“Elon sabia da importância do efeito multiplicador. Se você dá um curso e também escreve um livro que registra o que foi dado, acaba espalhando muito mais conhecimento”, disse Paulo Cezar Carvalho, ex-pesquisador do IMPA e participante do PAPMEM desde a primeira edição.

Autor de mais de 40 livros e vencedor duas vezes do Prêmio Jabuti (mais importante premiação literária do Brasil) para Ciências Exatas, os ensinamentos de Elon eram capazes até mesmo de driblar a racionalidade dos números. Bruno Scardua, do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), arrancou risadas da plateia ao lembrar um episódio da época em que cursava a faculdade. “Comprei um livro amarelo, o ‘Curso de Análise vol. 1’. Parecia uma joia. Usei o dinheiro do ônibus e precisei voltar a pé, mas valeu a pena”, contou. 

Para Claudio Landim, diretor-adjunto do IMPA, a história de Scardua demonstra como a obra de Elon é influente. “Através do trabalho dele, vocações em todo o Brasil puderam aflorar”, observou.

Jacob Palis, pesquisador emérito do IMPA, ressaltou a juventude da ciência brasileira e a importância do trabalho do colega. “O Brasil ainda engatinha na excelência científica,  e Elon participou ativamente dessa história vitoriosa que trilhamos a partir da década de 50”, disse.

A antropóloga Deborah Lima, filha de Elon, falou sobre o grande número de depoimentos emocionados que tem recebido a respeito do pai e pediu que mensagens sobre Elon sejam direcionadas ao email elon.lima.depoimentos@gmail.com.