Navegar

9 de Fevereiro de 2018, 14:58h

IMPA homenageia Alan Baker em palestra de divulgação dia 21

Na semana posterior ao Carnaval, o IMPA homenageará o matemático britânico e Medalha Fields Alan Baker, morto em 4 de fevereiro em decorrência de um acidente vascular cerebral. 

Na quarta-feira (21), às 15h, o especialista em teoria dos números transcendentes Diego Marques, da UnB (Universidade de Brasília), apresentará a palestra “A Teoria dos Números à la Baker”.

Leia também: No Brasil, atividades do Biênio dão popularidade à matemática
‘Google’, ou como ideia de infinito intriga a humanidade
IMPA lança livro sobre ensino e aprendizado de Matemática

No encontro, Marques pretende falar sobre alguns resultados do britânico, dando ênfase nos impactos de sua pesquisa no avanço da Teoria dos Números transcendentes e aplicações em métodos efetivos em problemas Diofantinos. 

Alan Baker em tópicos

Um dos mais eminentes teóricos dos números, Baker era professor emérito de Matemática Pura no Trinity College, em Cambridge.

Graduou-se com honras em Matemática no University College London em 1961 e concluiu a pós-graduação no Trinity College em 1965. Foi pesquisador em Cambridge de 1964 a 1968, passando a diretor de Estudos em Matemática (1968-1974), até tornar-se professor de Matemática Pura (1974-2006). Era professor emérito da instituição desde então.

Baker recebeu a Medalha Fields no Congresso Internacional de Matemáticos de 1970, em Nice (França). Foi premiado por sua atuação em Teoria dos Números, especialmente nas áreas de transcendência e Geometria de Diophantino. O trabalho desenvolvido pelo matemático britânico é relacionado ao sétimo problema de Hilbert, que trata do teorema de Gelfond-Schneider.

SERVIÇO:

“A Teoria dos Números à la Baker” | Palestrante: Diego Marques (UnB)

Data: 21 de fevereiro| Horário: 15 horas | Local: IMPA – Auditório 1

Leia também: Matemática brasileira nasceu aberta à cooperação
Ações estimulam a participação feminina nas ciências
História do IMPA caminha ao lado da matemática no Brasil