Navegar

30 de maio de 2018, 14:11h

ICM 2018 abre inscrições para visitas de escolas

Maior e mais importante evento mundial da Matemática, o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM, na sigla em inglês), realizado a cada quatro anos desde 1897, acontecerá pela primeira vez no Hemisfério Sul e na América Latina. O 28º ICM será no Rio de Janeiro, entre 1º e 9 de agosto de 2018, no Riocentro. Além da programação científica, restrita aos inscritos, o ICM 2018 terá atividades dirigidas a alunos de escolas públicas e particulares a partir de 14 anos. As inscrições começam nesta quarta-feira (30).

O ICM apresenta os mais importantes e significativos avanços na Matemática e premia pesquisadores que se destacaram nos últimos quatro anos. São concedidos os quatro prêmios mais importantes da área, entre eles a Medalha Fields, informalmente conhecido como o “prêmio Nobel da Matemática”.

Leia também: Todo ser humano nasce apto para a matemática
Blog Ciência & Matemática: Qual é o propósito da Ciência?
OBM divulga lista de aprovados à 2ª fase do Nível Universitário

Aos estudantes das redes de ensino privada e estatal, haverá quatro palestras públicas, com os renomados matemáticos Ingrid Daubechies (EUA), Cédric Villani​ (França), Tadashi Tokieda (Japão) e Rogério Martins (Portugal). Os visitantes poderão participar de atividades educativas e conhecer o hall de exposição, com mostras de cerca de 40 instituições, editoras e empresas do setor.

Para os alunos, o evento representará oportunidade única para conhecer um pouco mais sobre o universo dos matemáticos e as novidades da área, bem como assistir a palestras exclusivas com importantes pesquisadores internacionais.

As escolas interessadas em visitar o evento podem checar a programação e se inscrever no site www.icm2018.org. As vagas são limitadas. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail visitas@icm2018.org.

Leia também: ‘A OBMEP não é sobre ganhar medalhas’, diz Viana
IMPA convoca equipes olímpicas para treinamento em SP
Aberto credenciamento de imprensa para ICM 2018