Navegar

14 de março de 2019, 14:31h

Heber Mesa defende tese na área de Geometria Diferencial

Para o colombiano Heber Mesa Palomino, toda pessoa que deixa o país natal para estudar no exterior tem o compromisso moral de retornar ao lugar em que cresceu e compartilhar o que aprendeu. É o que o matemático planeja fazer após defender a tese “Superfícies Especiais de Weingarten Elípticas do Tipo Mínimo com Segunda Forma Fundamental Total Finita”, nesta sexta-feira (15), às 11h, no IMPA.

Primeiros passos em direção à Matemática

Mesa descobriu o potencial para a Matemática aos 12 anos, após, curiosamente, ter mau rendimento na disciplina. À época, o professor propôs a ele que fizesse a prova final com todo o conteúdo ensinado durante o ano. Quando começou a se preparar sozinho, com a ajuda de um livro, percebeu que conseguia entender a matéria com facilidade. A partir daí, tornou-se um dos melhores alunos da classe.

O gosto formal pela disciplina surgiu aos 15 anos, quando Mesa participou da Olimpíada Colombiana de Matemática. Premiado, foi o momento em que descobriu que queria seguir carreira na área.

Leia também: Jos Stam é tema de seminário de computação gráfica no IMPA
Como a Índia revolucionou a Matemática antes do Ocidente 
‘Nenhuma lei científica leva o nome do descobridor’

Ingressou na graduação em 1997, na Universidad Industrial de Santander, localizada em Bucaramanga, cidade onde cresceu. Em sequência, entrou para o mestrado na Universidad del Valle, em 2001.

Em busca de novas técnicas

Mesa escolheu o IMPA para fazer o doutorado pela classificação como melhor instituto de Matemática na América Latina. Ao iniciar os estudos na instituição, percebeu que não era apenas isso.

“O IMPA dá todo o suporte necessário: tem bons professores, convida os melhores palestrantes internacionais e fornece todas as facilidades para você só se concentrar na Matemática. Eu não conheço nenhum outro instituto que faça esse esforço. Aqui é o melhor local para fazer doutorado no mundo”, afirma.

Situada na área de Geometria Diferencial, a tese do doutorando parte dos estudos de Richard Schoen, que, em 1986, obteve uma das caracterizações mais notáveis do catenoide. Schoen provou que, se uma superfície tem uma característica especial na forma como se curva, ela apresenta uma simetria rotacional. “É como pegar uma corda e começar a dar voltas ao redor do meio”, explica Mesa.

Mas o trabalho de Schoen só se relaciona às superfícies mínimas. O que o doutorando do IMPA implementou foi o mesmo teorema, só que mais geral, para superfícies que podem ter curvatura muito diferente, as chamadas superfícies de Weingarten. 

“O trabalho do professor Schoen tem muita Matemática sustentando suas ideias, o que funciona muito bem naqueles casos. O meu objetivo foi encontrar novas técnicas para serem utilizadas em um contexto mais geral, e eu acho isso um bom aporte, pois consegui mostrar que o mesmo resultado matemático pode ser obtido com uma ferramenta diferente”, esclarece o matemático.

Para Mesa, a atuação de José Espinar como orientador foi muito pertinente. “Espinar fornece uma orientação muito justa para você melhorar suas ideias. Além disso, é muito paciente.”

Hora de voltar para casa

Mesa chegou ao Rio de Janeiro em 31 de dezembro de 2012, em pleno réveillon de Copacabana. Para o matemático, foi um bom marco para o começo de uma nova etapa. A cultura brasileira o impressionou, especialmente no aspecto comunicativo. “As pessoas conversam com estranhos na rua de uma forma muito simpática. Isso não acontece na Colômbia.”

Mesmo assim, ele nunca teve planos de ficar. Após a defesa, retornará à função de professor na Universidad del Valle, que exerceu por oito anos antes de receber a permissão para cursar o doutorado no IMPA. Lá, pretende formar um grupo de Geometria Diferencial com colegas que trabalham na área.

“A universidade em que trabalho tem um programa de doutorado, ainda muito jovem, com cerca de três ou quatro anos. Um dos meus planos é reforçar a parte de geometria diferencial no doutorado. Muitas pessoas na Colômbia não têm condições de estudar no exterior. Então, a oportunidade delas é fazer o doutorado em cidades perto de onde moram. Por isso é muito importante tornar o doutorado na universidade o melhor da região”, acrescenta.

SERVIÇO:
Defesa de tese de Heber Mesa Palomino
“Superfícies Especiais de Weingarten Elípticas do Tipo Mínimo com Segunda Forma Fundamental Total Finita”
Data: 15 de março | Horário: 11h | Local: sala 228 

Leia também: Inscrições para a OBMEP 2019 se aproximam do fim
Abertas as inscrições para a Bolsa Instituto TIM-OBMEP