Navegar

Há um ano Marcelo Viana recebia prêmio da França

 

Os últimos anos têm sido de conquistas para os matemáticos brasileiros. Seja nacional ou internacionalmente, o trabalho de gerações desenvolvido por institutos e pesquisadores do Brasil tem colhido frutos. O êxito mais recente foi em há um ano, em 8 de junho, no Institut de France, quando o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, recebeu o Grande Prêmio Científico Louis D.,  um dos mais importantes do meio científico da França e do mundo.

A condecoração, que existe desde 2000, foi dada pela primeira vez a um matemático. O instituto francês reconheceu os notáveis avanços feitos por Marcelo na área de sistemas dinâmicos, disciplina que estuda os tipos de fenômenos que evoluem no tempo. Também destacou o importante papel de Viana no desenvolvimento da cooperação científica franco-brasileira, que permite a troca constante de matemáticos de ponta entre o IMPA e instituições francesas.

Para o diretor-geral do IMPA, o prêmio é importante para mudar a ótica das pessoas comuns para a Matemática. “Muito mais do que uma honra, o prêmio que ora me é concedido representa um instrumento com potencial para impactar de forma duradoura a matemática no nosso país e o modo como esta disciplina, tão bonita, tão importante e tão incompreendida, é percebida na sociedade brasileira”, escreveu em carta de agradecimento.