Navegar

3 de maio de 2017, 17:21h

Festival da Matemática atrai mais de 18 mil pessoas no Rio

 

Uma cena se repetiu durante os quatro dias do Festival da Matemática: com sorriso no rosto, pais e filhos se divertiam juntos em atividades dos três polos do evento. Quem não riu acompanhando os malabarismos de famílias atadas por um cordão no desafio do barbante? Ou não gostou de ver o tempo, sempre escasso, sendo partilhado pacientemente a quatro mãos na montagem de uma figura geométrica feita de origami? E como não se surpreender, nas palestras, com perguntas que, de tão elaboradas, pareciam coisa de adulto, mas eram crianças desvendando o universo do raciocínio lógico?

Se alguém tem dúvidas sobre como um Festival da Matemática pode ser interessante e divertido é porque não teve a sorte de ser um dos mais de 16 mil visitantes do evento, encerrado neste domingo (30). De 27 a 30 de abril, pessoas de todas as idades, do Rio de Janeiro e de muitos estados do Brasil, experimentaram como a Matemática pode ser atraente, lúdica e acessível. A julgar pela reação do público, o Festival cumpriu o objetivo de aproximar a sociedade da Matemática, criando vínculos com uma programação divertida e de alto nível.

Com entrada gratuita e realizado em três pontos do Rio – Escola Eleva, em Botafogo (zona sul); Escola SESC de Ensino Médio, em Jacarepaguá (zona oeste); e Nave do Conhecimento Cidade Olímpica (zona norte) –, o Festival representou uma oportunidade única de contato com a Matemática. Reuniu palestras de divulgadores internacionais e jovens talentos da área, oficinas, filmes de curta duração e uma exposição inédita no país, a Imaginary.

“O Festival é a comprovação cabal de um teorema: Matemática é muito divertida ! Foi um sucesso! Como organizadores, estamos muito satisfeitos. O público participou, com animação, e temos certeza de que o Festival, em 2018, será ainda melhor. O Biênio da Matemática é uma grande chance de aproximarmos a disciplina da sociedade e queremos envolver pessoas de todas as idades, exatamente como aconteceu aqui”, afirmou Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) e organizador do Festival da Matemática.

Em 2017 e 2018, o Brasil receberá uma série de eventos da disciplina, que compõem o Biênio da Matemática: entre eles estão a Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017), e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), os dois principais acontecimentos mundiais da área.