Navegar

18 de abril de 2018, 14:35h

Evento no IMPA divulga trabalho do Prêmio Abel 2018

O IMPA realiza nesta sexta-feira (20), às 13h30, no auditório 1, o minievento “O Programa de Langlands”, de divulgação do trabalho do ganhador do Prêmio Abel 2018, o matemático americano-canadense Robert Langlands.

Langlands, 81 anos, professor emérito do Instituto de Estudos Avançados de Princeton (EUA), foi reconhecido pela Academia Norueguesa de Ciência e Letras “por seu programa visionário que liga a teoria da representação à teoria dos números, o chamado “Programa Langlands”.

Leia também: Diretor-geral do IMPA é homenageado no Maranhão

Quem entende matemática controla o mundo, diz Du Sautoy

OBMEP poderá incluir mais duas séries, afirma ministro

A abertura da programação será do diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana. A seguir, haverá as palestras “Da reciprocidade quadrática até o programa de Langlands”, de Oliver Lorscheid, e “De funções a feixes: uma versão geométrica do programa de Langlands”, de Reimundo Heluani.

Programa Langlands

O programa criado por Robert Langlands em 1967 é considerado a “grande teoria unificada da Matemática”. Na época, o matemático tinha 30 anos e era professor associado em Princeton.

Ao longo dos últimos 50 anos, o programa reuniu centenas dos melhores matemáticos do mundo.  Nenhum outro projeto na Matemática moderna teve alcance tão amplo, produziu tantos resultados profundos e reuniu tantas pessoas trabalhando em parceria.

O “Programa Langlands” será tema de seção temática do ICM 2018, no Rio de Janeiro, em agosto. 

Serviço:

O programa de Langlands

20 de abril de 2018 | 13h30 | Auditório 1

Leia também: Revista da Fapesp destaca estudo do IMPA e do Technion

Brasil conquista quatro medalhas em olimpíada na Itália

Pesquisadora do IMPA escreve sobre matemática e gênero