Navegar

13 de novembro de 2017, 17:53h

‘Conversa com Bial’ entrevista diretor e pesquisadora do IMPA

O programa Conversa com Bial desta segunda-feira (13) terá a Matemática como tema. O jornalista e apresentador Pedro Bial entrevistará o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, a pesquisadora do instituto Carolina Araujo e o estudante Pietro Pepe.

Assista aqui ao programa Conversa com Bial

Em meio ao Biênio da Matemática 2017-2018, o ensino da disciplina tem ganhado destaque como política pública contra o chamado analfabetismo matemático, tristemente constatado em avaliações como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos).

Leia também: Jornal Nacional exibe série especial sobre Matemática

Impa enfrenta desafio de fazer mais com ainda menos recursos

OBMEP entrega medalhas de ouro para 501 alunos

Na conversa, Viana e Carolina analisam o papel do Brasil na Matemática mundial, o corte de recursos para pesquisa e a baixa qualidade do ensino da matéria nas escolas, entre outros assuntos. Pepe, ex-medalhista da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), é exemplo de como olimpíadas do conhecimento podem ser a porta de entrada do ensino superior para a juventude. Cursando Matemática e Engenharia da Computação na PUC-Rio, ele ainda desenvolve jogos digitais e leciona Matemática e Física em pré-vestibulares comunitários.

O programa ainda apresentará reportagem com Sandoel Vieira, aluno de doutorado do IMPA. Nascido em Cocal dos Alves (PI), município com um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do país, tornou-se matemático após se destacar na OBMEP. Driblou as dificuldades e ingressou no meio acadêmico. Um dos poucos doutores de sua cidade natal, ele é tido como exemplo pelos jovens piauienses que apostam na OBMEP como oportunidade de ascensão pessoal, estudantil e profissional.