Navegar

13 de fevereiro de 2019, 08:46h

Conferência do Visgraf é destaque na Rádio MEC

Apresentação de Shawn Lawson (EUA) e Ryan Smith (Austrália) no IMPA 

Reprodução da reportagem de Camila Porto para a Rádio MEC

Clique no player e ouça a reportagem:


O Instituto de Matemática Pura e Aplicada realizou entre os dias 04, 05 e 06 de Fevereiro a Conferência de Live Coding Music. O evento reuniu alunos e pesquisadores de diversas universidades do Rio e abordou temas que utilizam matemática e ciências da computação de forma inovadora para fazer música.

O Live-Coding é uma novidade no Brasil, mas é tema de estudo em várias universidades pelo mundo para a produção de vídeo e música eletrônica por meio de uma série de linguagens de programação, e que possuem o objetivo de transformar o computador em um instrumento musical.

Leia também: Inscrições para a OBMEP 2019 começam nesta terça-feira (5)
Indicações ao Prêmio SBM se encerram em 28 de fevereiro
Rigor de Flexner levou medicina americana ao topo 

Em entrevista ao Arte Clube, o coordenador do Visgraf, Laboratório de Computação Gráfica do Impa, Luiz Velho, defende a importância de trazer um evento com esta temática para o Brasil. “Tudo é mediado por uma inteligência que a gente programa”, explica. “A gente está muito sintonizado com isso, mas é preciso ir aos poucos até chegar na aplicação. Nessa área, daqui a pouco a gente vai ter um outro tipo de música, juntando com uma série de coisas como a matemática e a inteligência artificial. Esse evento é um passo nessa direção”, conta o coordenador.

Leia também: Jacob Palis conquista o Spirit of Abdus Salam Award 2019
Mulher semilendária, Hipátia foi a primeira matemática
IMPA abre vaga em Matemática Aplicada