Navegar

24 de outubro de 2017, 09:13h

Comitê de Mulheres da IMU abre edital para financiar eventos

O Comitê de Mulheres na Matemática (CWM) da União Internacional de Matemática (IMU) lançou chamada para financiamento de eventos em 2018. Cada iniciativa poderá receber até 3 mil euros. O objetivo é apoiar:

1 – Eventos com o propósito de estabelecer e/ou fortalecer redes regionais e

continentais de mulheres em Matemática. A ajuda financeira pode incluir, por exemplo, financiamento de reuniões, viagens para fins de consulta ou conselho e suporte na criação de sites. O CWM não subsidiará atividades semelhantes no local ou em regiões próximas às beneficiadas nos anos anteriores — 2015, 2016 e 2017. Confira a lista no site www.mathunion.org/cwm/.

2 – Escola aberta a todos, mas só com mulheres como palestrantes e/ou mini-cursistas. Este tipo de atividade pode ser uma maneira eficaz de mostrar as contribuições de mulheres matemáticas e criar oportunidade para que estudantes do sexo feminino estejam em contato com mulheres líderes, sem excluir os estudantes homens. As despesas cobertas pela CWM podem incluir custos para palestrantes, organizadoras e mulheres participantes.

3 – Outras ideias para pesquisar e/ou abordar problemas enfrentados pelas mulheres na Matemática poderão ser consideradas.

Os proponentes têm até 15 de dezembro de 2017 para enviar um pedido curto (não mais do que duas páginas) com explicação sobre a atividade e como ela atende a um dos objetivos descritos acima, bem como indicações sobre como o dinheiro da CWM será gasto.

Só haverá uma chamada para aplicações relacionadas às atividades em 2018. As candidaturas devem ser enviadas para o e-mail: applications-for-cwm@mathunion.org.

O resultado dos pedidos acolhidos será anunciado em 31 de janeiro. De acordo com a demanda, as aplicações bem sucedidas poderão não ser financiadas na íntegra.  Para mais informações, acesse: http://www.mathunion.org/cwm/.