Navegar

7 de agosto de 2018, 16:44h

Landim explica fenômeno da metaestabilidade

O diretor adjunto do IMPA e coordenador geral da OBMEP, Claudio Landim, apresentou o trabalho “Variational formulae for the capacity induced by second-order elliptic differential operators”, no qual fez uma revisão do progresso recente da teoria do potencial e do comportamento de metaestabilidade dos processos de Markov, em palestra do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018).

Landim divertiu a plateia ao explicar como a Matemática explica o fenômeno da metaestabilidade usando como exemplo o congelamento de uma cerveja. “Se você gelar uma cerveja a -2ºC, ela deveria virar gelo. Mas se você fizer isso bem devagar, a cerveja não percebe que deveria ser gelo e permanece líquida. No entanto, se algo afeta a estabilidade, transforma-se imediatamente em gelo. Pode testar em um bar brasileiro”, sugeriu aos matemáticos de várias partes do mundo que acompanhavam sua palestra. Segundo Landim, são modelos matemáticos que provam esse fenômeno da física.

Leia também: Machine learning pode revelar engrenagens da mente
Matemática e Ciência da Computação interligadas
Nalini Anantharaman fala sobre sistemas ergódicos

A dois dias do fim do ICM, o pesquisador disse ter assistido palestras interessantes e conhecido muitos matemáticos. “Isso nos faz sentir parte de uma comunidade. Assisti também a palestras nas quais não entendi nada desde a primeira frase do palestrante, o que é uma pena, porque poderia ser útil de alguma forma”, brincou.

Pesquisador há 20 anos, foi a primeira vez que Landim participou de um ICM. “Pertenço a essa comunidade há 20 anos, Tenho amigos. Aqui [no Brasil] tive a oportunidade de conhecer pessoas novas, falando sobre coisas diferentes e se esforçando para apresentar seus resultados”, elogiou.

Claudio Landim é membro da Academia Brasileira de Ciências, recebeu em 1997 a medalha de Bronze da CNRS, o Prêmio de Matemática da Academia de Ciências do Terceiro Mundo, em 2006, e a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2010.

A palestra foi mediada pelo também pesquisador do IMPA Augusto Teixeira.