Navegar

18 de setembro de 2018, 15:51h

Chamada para divulgação científica inclui matemáticas

Notícia para interessadas em divulgação científica: o British Council vai selecionar dez mulheres para participar de uma oficina de capacitação, a ser realizada em parceria com o Museu do Amanhã, nos dias 14 a 18 de novembro, no Rio.

A chamada tem dois focos: categoria Cientistas, para graduadas em STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática) ainda sem experiência em comunicação; categoria Divulgadoras, para formadas em outras áreas do saber já habituadas às ferramentas de divulgação . As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro.

O treinamento é uma das ações do Programa Mulheres na Ciência, do British Council, criado com o intuito de fortalecer vínculos entre o Brasil e o Reino Unido na discussão do tema, seja em âmbito individual ou institucional. Ao longo dos próximos três anos, outras atividades serão promovidas, entre as quais, intercâmbios e missões de estudo.

Leia também: Canal do IMPA no YouTube chega a 30 mil inscritos
O triste fim do matemático Maurice Audin
Em O Globo, histórias de medalhistas da OBMEP

As selecionadas terão dois dias de capacitação com jornalistas científicas do Brasil e do Reino Unido e três dias de prática durante o Festival WOW (Women of the World – Mulheres do Mundo). Gastos com viagem, hospedagem e alimentação de todas as participantes selecionadas serão cobertos pelo programa.

Criado em 2010, em Southbank Centro, em Londres, o WOW já foi realizado em mais de 30 países e chega, pela primeira vez, à América Latina. De 16 a 18 de novembro, questões como mulher e mercado de trabalho, violência de gênero e negritude, serão abordadas em rodas de conversa, palestras, rodas de leitura e demais atividades da programação. No Brasil, o WOW é realizado pelas Redes de Desenvolvimento da Maré em parceria com o British Council, com apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, do Museu de Arte do Rio (MAR) e do Museu do Amanhã.

Mais informações podem ser obtidas no site do British Council