Navegar

23 de outubro de 2017, 11:32h

Você é mais esperto do que um brasileiro de 15 anos?

FONTE: THE GUARDIAN

Adolescentes brasileiros usando suas cabeças. Foto: Laurence Griffiths/Getty Images

Sabichões, tudo bem?

Aqui está uma questão da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas do Brasil, uma das maiores e mais notáveis ​​competições de Matemática do mundo.

Fundada há 12 anos pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro, a Olimpíada tem como objetivo melhorar o ensino de Matemática no necessitado sistema escolar público do país. De acordo com a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), 67,1 % dos brasileiros de 15 anos de idade apresentam baixo desempenho em Matemática. A média da OCDE é de 23%.

Em junho, mais de 18 milhões de crianças em 53 mil escolas, de favelas do Rio a aldeias da floresta amazônica, fizeram um teste de múltipla escolha com 20 perguntas. Há três níveis de competidores: estudantes de 11 e 12 anos, de 13 e 14 e de 15 a 18. Os 5% melhores de cada escola realizam um segundo exame em setembro, que consiste em seis questões mais difíceis.

A questão de hoje faz parte de um artigo recente para a faixa de 15 a 18 anos de idade.

Homero está segurando três pedaços idênticos de fios, conforme ilustrado abaixo à esquerda. Ele pede a Sofia para amarrar duas extremidades dos fios, escolhidas aleatoriamente, em qualquer lado do punho, conforme a ilustração central, de modo que haja uma extremidade livre em um dos lados.

Quando Sofia amarra duas extremidades de qualquer dos lados, há duas possibilidades: o fio agora está unido em uma única peça ou uma peça é desconectada das outras duas.1) What is the probability that all the pieces are joined in one long piece?

1) Qual a probabilidade de todas as peças se juntarem em uma peça longa?

Agora, Homero está segurando cinco pedaços idênticos de fios nas mãos, da mesma maneira que acima. De cada lado das mãos, há cinco extremidades. De cada lado, Sofia amarra os pedaços de cordas livres, deixando uma única extremidade livre. Ela dá quatro nós no total.

2) Qual a probabilidade de um pedaço de fio não estar conectado a nenhum outro?

3) Qual a probabilidade de todas as peças se juntarem em uma peça longa?

Os estudantes que conquistam medalhas de ouro, prata ou bronze na Olimpíada são convidados a participar de programas de ciência para crianças superdotadas. Pesquisas acadêmicas mostram que a Olimpíada está melhorando o desempenho geral na Matemática. Os medalhistas passaram a estudar nas melhores universidades do Brasil, bem como em universidades como Harvard e Princeton. Gooooool!

Obrigado a Marco Moriconi por me informar sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

 

Reprodução: https://www.theguardian.com/science/2017/oct/23/can-you-solve-it-are-you-smarter-than-a-brazilian-15-year-old