Navegar

24 de setembro de 2018, 16:13h

Brasil viaja à Europa para disputar a Iberoamericana

A delegação brasileira embarcou para a Europa no início da noite do sábado (22) para disputar a 33ª edição da Olimpíada Iberoamericana de Matemática (OIM). A competição será realizada de 24 a 28 de setembro nas cidades de La Rábida (Espanha) e Monte Gordo (Portugal).

O time brasileiro é formado por Pedro Lucas Lanaro Sponchiado (SP), Bernardo Peruzzo Trevizan (SP), Bruno Brasil Meinhart (CE) e Pedro Gomes Cabral (PE). Os líderes são os professores Eduardo Wagner e Carlos Gustavo Tamm de Araújo Moreira, o Gugu, ambos do Rio de Janeiro.

Leia também: No Educação 360º, workshop do Livro Aberto de Matemática
Trimedalhista do Tocantins quer futuro na Matemática
Condorcet e Borda: matemática dos métodos de votação

A OIM tem a participação de 24 equipes nacionais. No ano passado, o Brasil conquistou duas medalhas de ouro e duas de prata, ocupando o segundo lugar na classificação geral. As equipes brasileiras têm um histórico de sucesso no torneio, com um total de 120 medalhas conquistadas.

A cerimônia de abertura acontece nesta segunda-feira (24). As provas serão aplicadas nas manhãs dos dias 25 e 26. Os estudantes terão quatro horas e 30 minutos para resolver três problemas de Matemática, valendo 7 pontos cada.

Os resultados serão conhecidos durante a cerimônia de encerramento, na sexta-feira (28). Além das medalhas, será entregue a Taça Porto Rico, atribuída à equipe que registrar o maior progresso ao longo das últimas três edições.

Leia também: Canal do IMPA no YouTube chega a 30 mil inscritos
Programas temáticos podem receber até R$ 200 mil
IMPA abre concurso para contratar pesquisador