Navegar

10 de abril de 2018, 14:03h

Brasil disputa Olimpíada de meninas em Florença

A equipe brasileira de Matemática embarcou no domingo (8) para a Itália, onde participará da 7ª European Girls’ Mathematical Olympiad (EGMO). O time formado por Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, de Fortaleza (CE); Mariana Quirino de Oliveira, de Brasília (DF); Débora Tami Yamato, de São Paulo (SP); e Mariana Bigolin Groff, de Frederico Westphalen (RS), já está em Florença (Itália). A competição começou nesta segunda-feira (9) e vai até domingo (15).

As meninas do Brasil serão lideradas por Deborah Barbosa Alves, de São Paulo (SP), e vice-lideradas por Luíze Mello D’ Urso Vianna, do Rio de Janeiro (RJ). A participação da equipe feminina foi possível graças ao apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Leia também: Kurt Gödel: o matemático comparado a Aristóteles
A matemática está por trás do GPS e da navegação moderna
Jornal da Ciência destaca honraria concedida a Jacob Palis

A ascensão do Brasil à elite da Matemática mundial e o bom desempenho em outras competições matemáticas internacionais levaram o país a ser convidado a participar com uma equipe feminina na EGMO, no ano passado.

Em 2017, as competidoras brasileiras iniciaram a participação no torneio com o pé direito, conquistando duas medalhas de bronze e uma menção honrosa. A equipe ainda ficou com a segunda melhor colocação da América Latina no ranking de equipes e a 26ª posição no quadro geral da EGMO.

Leia também: A Matemática pode ajudar a desvendar segredos do câncer
Ex-aluno do IMPA cria ‘Fantástico Mundo Matemático’
ICM no Brasil é reconhecimento de confiança no país, diz Viana