Navegar

17 de maio de 2018, 09:47h

Brasil convoca time para a disputa da IMO na Romênia

O time brasileiro está convocado. Embora não seja a seleção do Tite rumo à Rússia, a equipe tem seis “atletas” da Matemática prontos para representar o Brasil na disputa da 58ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), em Cluj-Napoca, na Romênia.

Após uma série de seletivas, os estudantes que formarão a equipe brasileira são Lucas Hiroshi Hanke Harada – São Paulo (SP), Bruno Brasil Meinhart – Fortaleza (CE), Pedro Gomes Cabral – Recife (PE), Pedro Lucas Lanaro Sponchiado – São Paulo, Bernardo Peruzzo Trevizan – Canoas (RS) e André Yuji Hisatsuga – São Paulo (SP). Eles serão liderados por Antônio Caminha – Fortaleza e vice-liderados por Régis Prado – São Paulo.

Leia também: IMPA e SBM lançam prêmio nacional de Jornalismo
Matemática é tema de bate-papo nesta quarta no bar Jarbô
‘A força gravitacional não pode ser ignorada’, diz Atiyah

Os veteranos da equipe são Bruno Meinhart e André Hisatsuga, que integraram a equipe em 2017. Ambos conquistaram menção honrosa na ocasião. Os outros quatro estreiam na IMO, embora tenham experiência em outras importantes competições internacionais. Bernardo Trevizan e Pedro Cabral, por exemplo, ganharam bronze este ano na disputa da Romanian Master of Mathematics.

Brasil na IMO

Criada em 1959, a IMO é a mais antiga e prestigiada olimpíada científica para estudantes do Ensino Médio. O Brasil participa do torneio desde 1979. Ao longo destes 39 anos ganhou 125 medalhas, sendo 9 de ouro, 43 de prata e 73 de bronze, além de 32 menções honrosas.

Dois pesquisadores do IMPA ganharam medalha de ouro na IMO. O Medalha Fields Artur Avila, em 1995, e Carlos Gustavo Moreira, Gugu, em 1990.

Atualmente, mais de cem países dos cinco continentes participam da IMO. A última edição aconteceu em 2017, no Rio de Janeiro, em meio às iniciativas do Biênio da Matemática 2017-2018. Participaram do torneio 623 estudantes de 111 países. Na ocasião, a seleção brasileira conquistou duas pratas e um bronze.

Leia também: IMPA e Nova Iguaçu farão olimpíada-piloto de 4º e 5º anos
Academia Brasileira de Ciências premia Jacob Palis
Aberto credenciamento de imprensa para ICM 2018