Navegar

Biênio da Matemática vai acontecer

A lei federal que institui o Biênio da Matemática 2017-2018 Gomes de Souza foi sancionada nesta terça-feira (7), pelo presidente da República, Michel Temer.

Nos próximos dois anos, o Brasil vai sediar os maiores eventos mundiais da disciplina: a Olimpíada Internacional de Matemática 2017 e o Congresso Internacional de Matemáticos 2018, organizados pelo IMPA e pela SBM (Sociedade Brasileira de Matemática).

A aprovação do Biênio demonstra o reconhecimento da importância estratégica desses eventos e o engajamento do Estado brasileiro. O objetivo maior do Biênio é popularizar a Matemática no país, aproximando-a da vida das pessoas, mostrando que é divertida e um instrumento de cidadania e inclusão.

Entre outras iniciativas, o Brasil promoverá o 1º Festival da Matemática, em abril, e o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2017 será “A Matemática está em tudo”. O Biênio leva o nome do maranhense Joaquim Gomes de Sousa (1829-1864), considerado o primeiro matemático de alto nível do Brasil.