Navegar

Biênio da Matemática na Câmara dos Deputados

 
 

O Brasil disputou com mais de 140 países e foi escolhido para sediar os dois mais relevantes eventos mundiais de Matemática: Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) 2017 e Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) 2018. Ambos fazem parte do Biênio da Matemática, proposto pelo IMPA e proclamado pelo Congresso Nacional por meio de lei ordinária. Quem quiser saber mais sobre o assunto pode acompanhar a audiência pública que a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promove, a partir das 9h30 desta quinta-feira, no plenário 10 da instituição, em Brasília.

Diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana vai debater o tema com o deputado Alex Canziani (PTB-PR), que solicitou a audiência, e representantes dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações. Apoiado por entidades, pesquisadores, cientistas nacionais e internacionais, o Biênio vai concentrar ações e eventos nacionais e internacionais ao longo deste ano e no ano que vem e tem entre seus principais objetivos incentivar o estudo da Matemática, popularizá-la e atualizar e treinar professores.

Um dos eventos de destaque do Biênio, a IMO é realizada anualmente desde 1959 com estudantes do Ensino Médio de dezenas de países. Desde que iniciou a sua participação na competição, em 1979, o Brasil conquistou 110 medalhas e é o país latino-americano com o melhor desempenho na história da Olimpíada. Para a 58ª edição do evento, que vai ocorrer de 12 a 2 de julho, no Rio, são esperados cerca de 1.300 alunos de 120 países.