Navegar

19 de setembro de 2018, 14:15h

A importância da matemática na ciência

Reprodução do blog do IMPA Ciência & Matemática, de O Globo, coordenado por Claudio Landim

Dan Marchesin, Pesquisador do IMPA
Flávio Salek, Pesquisador visitante do IMPA no programa ANP/PRH 32

 

Certa vez, o saudoso Professor Elon Lages Lima, do IMPA, disse que não entendia como alguém podia dizer que não gostava de matemática. Seria equivalente a dizer que não se importa com a ortografia, que escreve chuva com x.

De fato, a Matemática é uma linguagem e, com tal, pode ser compreendida por quem a estuda, ou parecer ideogramas chineses para quem não se interessa em conhecê-la. Para os que ensinam Matemática, é usual ter diante de si alguns rostos que olham para o quadro como se ali estivessem os arabescos de uma cultura distante. Esse é o dilema de um país onde os rudimentos da Matemática são mal ensinados no ensino fundamental. Quando, mais à frente a aluna ou aluno tenta recuperar o tempo perdido, confronta-se com o árduo desafio de aprender uma nova linguagem, o que para a criança é algo praticamente inato, mas para o adolescente é tarefa árdua.

Leia também: Condorcet e Borda: matemática dos métodos de votação
Chamada para divulgação científica inclui matemáticas
OBMEP lança quebra-cabeças para alunos de 9 a 11 anos

Uma forma de reagir às dificuldades matemáticas é dizer que todos aqueles modelos não servem para nada. Concluída a Universidade, muitos passam pela vida sem precisar resolver uma equação do segundo grau. Para que estudar linguagem tão complexa se para nada irá servir?

Ao passar em revista provas de anos anteriores do ENEM, observa-se que as questões da prova de Matemática estão imbuídas de um grande esforço em fazer a ciência parecer útil. A começar pelo título da prova, agora chamada de “Matemática e suas Tecnologias”, para denotar a aplicabilidade da ciência. Percorrendo as questões, encontram-se enormes enunciados, que consomem tempo excessivo para sua compreensão, no intuito de ligar uma simples equação a uma situação real.

Para ler o texto na íntegra acesse o site do jornal 

Leia também: Brasil anuncia equipe para Iberoamericana universitária
Canal do IMPA no YouTube chega a 30 mil inscritos
IMPA abre concurso para contratar pesquisador