Workshop sobre aprendizagem em redes vai até sexta-feira (2)
O Workshop Aleatoriedades e Aprendizagem em Redes reúne nesta semana no IMPA 80 participantes de diversas universidades do mundo, como Oxford, Cambridge, Universidade do Chile e São Francisco, para debater fundamentos matemáticos da área, como probabilidade, estatística, ciência da computação e combinatória. A iniciativa faz parte do RandNet, um projeto mundial financiado pela União Europeia do qual o IMPA faz parte desde o início, em 2019.
“O IMPA é um dos pólos desse mega projeto que envolve diversas instituições e é financiado pela União Europeia. Organizamos esse evento como parte das atividades do programa. Boa parte do público aqui é de alunos e pesquisadores da Europa que vieram para o Rio para passar um mês aqui com a gente. É um projeto de médio prazo para tentarmos avançar nessa área do conhecimento.”, contou Roberto Imbuzeiro, pesquisador do IMPA e organizador do workshop.
O evento no IMPA é o terceiro realizado no âmbito do RandNet e conta com importantes nomes da área como Cynthia Rush (Universidade de Columbia), David Gamarnik (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Luc Devroye (Universidade McGill), Miklos Rácz (Universidade Northwestern), Michael Drmota (Universidade de Tecnologia de Viena) e Simon Griffiths (PUC-Rio), que integrou a equipe responsável por obter o maior avanço no Teorema de Ramsey – pesquisa realizada no IMPA.
Leia mais: Cubo Mágico completa 50 anos neste mês
IA nas Olimpíadas: tecnologia e inovação em Paris
Folha: ‘Matemáticos resolvem cálculo de mais de 40 anos’
O workshop, que começou no último sábado (27) e vai até sexta-feira (2), conta com palestras plenárias, dois minicursos introdutórios, um focado em probabilidade discreta e o outro em estatística para redes, além de sessões de trabalho colaborativo.
“Existem muitas coisas no mundo real que a gente descreve, representa como rede: redes sociais, rede de telecomunicações, de computadores. E tem muita coisa feita tanto em probabilidade quanto em estatística, como machine learning para entender essas redes, extrair informações delas, para a gente tentar lidar com fenômenos que têm a ver com rede de forma geral. A ideia desse workshop é dar um panorama geral dessa área”, confirmou Roberto Imbuzeiro.
Igor Soares, aluno de doutorado do IMPA, é um dos participantes do evento e avalia que o workshop é uma oportunidade para o seu desenvolvimento acadêmico: “A minha área de estudo é probabilidade e percolação, então eu achei que seria um ótimo curso para participar. Saber que tem vários pesquisadores do mundo inteiro aqui, pessoas, de fato, muito importantes foi uma grande motivação. O curso está sendo bem interessante. Estou aprendendo muita coisa nova”.
Leia também: FestMat abre inscrições gratuitas para o público geral
IMPA vai oferecer 30 bolsas de estudo para alunos do NES