Workshop EDP não linear: um evento de gerações
Reunindo diversas gerações de matemáticos, o Workshop EDP não linear, que aborda os avanços em pesquisas sobre equações diferenciais parciais não lineares, começou nesta segunda-feira (19) e vai até quinta-feira (23) no IMPA. Realizado desde 2008, o encontro traz para o “palco” pesquisadores que já ocuparam as poltronas do auditório na qualidade de estudantes, além de outros nomes de grande destaque e experiência na área.
“É muito bom poder dar continuidade a esse evento. Aqui temos aqueles jovens do começo, agora sendo parte do workshop. Estão mostrando o trabalho que eles têm feito durante estes anos. A ideia foi trazer gente de fora e mostrar para esse pessoal com quem eles podem trabalhar e fazer algo diferente”, explicou o pesquisador do IMPA Felipe Linares, um dos organizadores do evento.
Leia mais: Viana debate tecnologia e inovação no Rio Innovation
Cabo Frio (RJ) recebe Escola de Geometria Algébrica
Folha: ‘Al-Khwarizmi e a descoberta da álgebra’
O “workshop EDP não linear” discute os avanços em equações dispersivas não lineares, sistemas hiperbólicos não lineares, equações elípticas e problemas de fronteira livre. Ao todo, 20 pesquisadores abordam os progressos recentes na área, entre eles Helge Holden, pesquisador da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia e ex-secretário geral da IMU (União Matemática Internacional); Maria Esteban (Université Paris-Dauphine); Gustavo Ponce (Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, nos EUA); Tetsu Mizumachi (Hiroshima University, no Japão); Claudio Muñoz (Universidad do Chile) e Eduardo Teixeira (University of Central Florida, nos EUA).
Maria Esteban, da Université Paris-Dauphine, foi a primeira pesquisadora a falar no evento. Antes de abrir a palestra “Optimal quantitative stability results for the Sobolev and the Gaussian logarithmic Sobolev inequalities”, ela destacou sua relação com o IMPA. “Agradeço aos organizadores pelo convite. Há cerca 40 anos estive aqui em um pós-doc por vários meses, então retornar é sempre uma experiência especial.
Helge Holden, que mantém uma estreita relação com o IMPA, demonstrou entusiasmo com o evento. “É difícil dizer não a um convite para vir aqui. Sempre gosto de visitá-los”, disse antes de iniciar a palestra “The Camassa—Holm equation with transport noise”.
Quem participou pela primeira vez do evento foi o pesquisador da Unicamp Lucas Ferreira. Com o título, “On FB-spaces and a localization approach for a class of elliptic BVPs with singular data”, ele aproveitou para ressaltar a importância da iniciativa. “É uma oportunidade de divulgar o trabalho e entrar em contato com pesquisadores de altíssimo nível”.
Esta é a sexta edição do Workshop EDP não linear. O evento tem como objetivo oferecer um intercâmbio científico com pesquisadores líderes na área.
Leia mais: ‘As olimpíadas de matemática me levaram até o IMPA’, diz Avila
Divulgado resultado final para a vaga de especialista de TI 1