Navegar

21/12/2021

Wagner Victer destaca atuação do IMPA na Rádio Nova Brasil

Ex-secretário de Educação do Rio e atual diretor-geral da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Wagner Victer destacou a atuação do IMPA na coluna “Rio de Janeiro Soluções e Sustentabilidade”, transmitida nesta terça-feira (21) no programa Nova Manhã, da Rádio Nova Brasil. Classificando o instituto como o “nosso MIT”, em referência ao renomado Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Victer traçou a história do IMPA ao longo dos últimos anos, e destacou contribuições como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

“O IMPA talvez seja o maior celeiro, levantamento de talentos e inteligência, que nós temos no Brasil. Ele organiza a OBMEP. São 18 milhões de jovens que participam, uma coisa emocionante. Tem uma série de alunos que eu oriento que se desenvolveram através dali. Meu filho é medalhista da OBMEP. Desde o ensino fundamental, aqueles garotos participam da competição e ganham uma bolsa de R$ 100, e ali você identifica os grandes talentos que vão fazer no futuro graduação na área, especialmente tecnológica: matemática, engenharia e física”, contou.

A conquista da medalha Fields pelo pesquisador extraordinário do instituto Artur Avila, em 2014, é um símbolo da “grande referência” de matemática que o IMPA é para o Brasil, frisou Victer. “Um dos seus matemáticos, o professor Artur Avila, que eu conheço, ganhou em 2014 a medalha Fields, um ‘Oscar’ internacional da matemática. Foi a primeira vez que uma pessoa da América Latina ganhou a medalha Fields.”

O diretor da Alerj também destacou a expansão do instituto com a construção de um campus sustentável em terreno adjacente à atual sede. E desejou “vida longa” ao IMPA, que completa 70 anos em 2022. “As pessoas não o conhecem, mas é uma coisa emocionante o trabalho que ele faz. É um orgulho para o Rio de Janeiro e para o Brasil ter uma instituição de referência como o IMPA.”

A coluna está disponível na íntegra no vídeo abaixo, a partir do minuto 39: 

https://www.youtube.com/watch?v=XNsuhzrOcJ8