Viana assume Cátedra Otavio Frias Filho em 6 de novembro
O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, assume em 6 de novembro a Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, criada em 2021 pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, em parceria com a Folha de S.Paulo. O evento será realizado no auditório do jornal, em São Paulo, às 14h.
No encontro, Viana também dará início ao ciclo de palestras 2024-2025 com o tema “Quanto vale a matemática para o Brasil?”. Ele vai abordar o papel crucial da área para o desenvolvimento econômico e a geração de riqueza no país. Até 2025, o diretor-geral do IMPA será o responsável pela organização de demais palestras da cátedra, que neste ano tem como tema “Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento”.
“A ênfase deste ciclo de palestras da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade estará na ciência como motor de desenvolvimento econômico e social. Inicialmente, na primeira palestra focarei o papel da matemática, que é transversal a toda essa problemática”, afirmou Viana, que ajudará ainda a organizar um livro com artigos de pesquisadores selecionados.
O diretor-geral do IMPA sucede a bióloga e neurocientista Suzana Herculano-Houzel, professora associada da Universidade Vanderbilt, nos Estados Unidos, e também colunista da Folha de S.Paulo. Com a cientista à frente, a cátedra teve o tema “Ciência, Comunicação e Futuro”.
Autor do livro recém-lançado “Histórias da Matemática – Da contagem nos dedos à Inteligência Artificial”, Viana é ganhador do Grande Prêmio Científico Louis D., uma das principais honrarias da ciência, que reconheceu avanços feitos por ele na área de sistemas dinâmicos. O diretor-geral do IMPA é ainda colunista da Folha de S.Paulo, espaço que usa para desmistificar a matemática para o público-geral.
Cátedra
A Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade foi lançada, em 2021, como parte das comemorações pelos 100 anos do jornal Folha de São Paulo e homenageia o jornalista Otavio Frias Filho (1957-2018), que dirigiu a redação do jornal até sua morte. A iniciativa tem como objetivo promover pesquisas e disseminar conhecimento sobre o papel da comunicação para a manutenção e o constante fortalecimento da democracia, incluindo os direitos das minorias e contra os diferentes tipos de discriminação.