Navegar

14/12/2021

Vencedores do Prêmio IMPA participam de webinários

Os jornalistas vencedores da 4ª edição do Prêmio IMPA de Jornalismo contarão detalhes sobre as reportagens premiadas e debaterão com o público em dois webinários nesta semana. O primeiro encontro na quinta-feira (16), às 11h, reunirá os três primeiros colocados da categoria “Divulgação Científica”. Já na sexta-feira (17), às 13h, o bate-papo será com os ganhadores da “Matemática”. As transmissões serão no canal do IMPA no YouTube.

No primeiro webinário, a jornalista Marília Marasciulo traz detalhes da matéria “Espaço: Terra de ninguém” para a Revista Galileu, que levou o primeiro lugar ao tratar da nova era da corrida espacial, com investimentos de empresários bilionários no ramo, e detalha porque questões como exploração de recursos e sustentabilidade no espaço são debates necessários. 

Bernardo Esteves, segundo colocado, abordará os desafios para escrever o perfil de Evaristo Miranda, pesquisador da Embrapa e ideólogo da política ambiental de Jair Bolsonaro, publicado pela Piauí com o título “O fabulador oculto”. Terceira colocada na categoria, a jornalista Michelle Trombelli contará os bastidores do episódio da série Sinais Vitais, da CNN Brasil, “Código R”. A produção mostra como o trabalho estruturado de atendimento a vítimas de parada cardiorrespiratória no metrô de São Paulo aumentou para 40% a chance de sobrevivência. 

Os selecionados na categoria “Divulgação Científica” vão conversar com três integrantes da comissão julgadora: Helena Nader, vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, e os jornalistas Sabine Righetti e Raphael Gomide. 

Na sexta-feira (17), os jurados Marcelo Viana, diretor-geral do IMPA, e Raphael Gomide, conduzem o webinário da categoria “Matemática”. Primeira colocada com as reportagens “Feira livre de Covid e O paciente zero” publicadas na Revista Piauí, Camille Lichotti contará detalhes do trabalho. As matérias apresentam um modelo desenvolvido por matemáticos e físicos brasileiros para rastrear a transmissão da Covid-19 em um ambiente tipicamente brasileiro – a feira livre – e mostram como a mesma técnica foi usada para retratar a epidemia em uma cidade de Alagoas. 

O segundo colocado, Bruno Vaiano, da Superinteressante, vai falar sobre o processo de produção da reportagem “As várias faces do infinito”, que trata da descoberta do matemático Georg Cantor, que elaborou o conceito de número transfinito, provando que alguns infinitos são maiores que outros. Já Gabriel Alves, que ficou em terceiro lugar, comenta a reportagem da Folha de S.Paulo “Matemática permite saber alguma coisa ainda que tudo seja incerto” sobre probabilidade. 

O público poderá participar enviando perguntas. Após as transmissões online, os vídeos ficarão disponíveis no canal do IMPA no YouTube. Não perca!