Navegar

27/10/2021

Tese de doutor do IMPA conquista prêmio no SIBGRAPI 2021

Defendida em agosto de 2020 pelo ex-aluno do IMPA José Ezequiel Soto Sánchez, a tese “Sobre ladrilhamentos periódicos com polígonos regulares” foi premiada como melhor tese de doutorado em computação gráfica no SIBGRAPI 2021 (34th Conference on Graphics, Patterns and Images). Realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o evento é o mais importante da área no Brasil, e aconteceu em formato virtual entre 18 e 22 de outubro. O resumo da tese, orientada por Luiz Henrique de Figueiredo, do IMPA e co-orientada por Asla Medeiros e Sá, da Escola de Matemática Aplicada da Fundação Getúlio Vargas (EMAp – FGV), está disponível neste link.

O trabalho faz a representação e a construção de ladrilhamentos de grande complexidade, e voltou a ser apresentado por Ezequiel, natural da Cidade do México, no SIBGRAPI 2021. A apresentação está disponível no canal do Youtube do matemático. O título de “Best Ph.D. Thesis Award of the Workshop of Theses and Dissertations (WTD)” foi concedido ao doutor na ocasião.

“Receber um prêmio como este dá um incentivo para que eu continue a me esforçar no trabalho de pesquisa e é motivo de muita alegria. Tem sido uma grande experiência abordar os problemas da geometria combinatória usando uma abordagem computacional, enquanto contava com o suporte visual das ferramentas da computação gráfica, o que nos permite aproveitar a beleza das imagens resultantes. O reconhecimento se estende a meus orientadores Asla Medeiros e Sá, e Luiz Henrique de Figueiredo, aos professores do programa de computação gráfica e ao IMPA”, comemora Ezequiel.

Para desenvolver o trabalho, o mexicano tratou de ladrilhamentos periódicos do plano com polígonos regulares, que são exemplos frequentemente encontrados em cozinhas e banheiros. “As baldosas quadradas são um exemplo de ladrilhamento simples. Além dos quadrados, triângulos e hexágonos regulares ladrilham o plano de forma conhecida. No entanto, quadrados, triângulos, hexágonos e dodecágonos podem ser combinados de múltiplas formas de crescente complexidade”, afirma.

A tese de Ezequiel apresenta uma representação simples baseada em números inteiros, através da qual foi possível adquirir e classificar duas grandes coleções de ladrilhamentos existentes, o estado da arte no tema até o momento. “Além disso, desenvolvo uma solução para a enumeração de todos os ladrilhamentos com triângulos e quadrados. O número é infinito, mas existe uma forma de enumerá-los e gerá-los de forma sistemática. O método é inédito, aparece na tese e minha intenção é publicar o resultado em breve”, pontua o autor.

Outro reconhecimento importante da tese de Ezequiel foi o “destaque da comissão” no Prêmio  Odelar Leite Linhares, concedido pela SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional). 

A tese resultou em outros três artigos, que foram apresentados em conferências internacionais e publicados em periódicos tradicionais de computação gráfica. Os artigos estão disponíveis neste link